Anunciado em julho – ver "Associação Europeia de Bombas de Calor tem novo diretor" – como sendo o novo diretor da EHPA, Paul Kenny já entrou em funções. Na sua primeira comunicação o novo responsável máximo da associação revelou quais os próximos passos da entidade.
“Estou entusiasmado por ter assumido o cargo de diretor-geral da EHPA.
Depois de muitos anos a trabalhar em política energética e na transição para o aquecimento limpo na Irlanda - mais recentemente como conselheiro do ministro irlandês do clima e da energia - é com grande prazer que levo para a UE a minha paixão pelas bombas de calor e a minha convicção de que elas devem estar no centro do nosso futuro energético.
A EHPA está no centro da descarbonização do calor na Europa. Isto deve-se aos seus mais de 220 membros - que representam uma parte significativa das partes interessadas na transição - e ao secretariado de alto desempenho e bem respeitado em Bruxelas, que tenho orgulho em dizer que agora dirijo.
Os próximos passos para a EHPA são claros: em primeiro lugar, precisamos de obter uma maior estabilidade política e a publicação de um Plano de Ação para Bombas de Calor da UE forte e favorável. Depois, tudo se resumirá à implementação e execução desse Plano de Ação, para nos levar a um setor de aquecimento e arrefecimento totalmente descarbonizado. A EHPA será fundamental para ajudar a Europa nesta fase de implementação - para aprender com as regiões líderes, compreender as soluções políticas que funcionam e apoiar o desenvolvimento e a execução do plano de ação europeu para as bombas de calor, bem como para abordar as barreiras não comerciais, como a perceção do público e a autorização de planeamento.
A segurança e o futuro económico da Europa não podem passar pela importação a longo prazo de recursos fósseis de regiões que sugam dinheiro e talento da economia europeia para enriquecer uns poucos. A única forma de a Europa alcançar a segurança, a independência energética e o zero líquido é através da implementação generalizada da eletricidade renovável e das bombas de calor (direta, indiretamente ou através do aquecimento urbano).
Acredito que a EHPA pode tornar-se a associação mais influente na descarbonização do aquecimento e da refrigeração e alcançar a trajetória de vendas de bombas de calor necessária para o zero líquido. Até à data, a EHPA tem dado resultados à sociedade e ao setor, colocando a bomba de calor no centro da descarbonização do aquecimento europeu. A minha visão é que a EHPA forneça o apoio prático às instituições europeias e às associações e governos dos países membros para cumprir este mandato.
Nas próximas semanas, o Fórum das Bombas de Calor, a realizar em 25 e 26 de setembro, será uma oportunidade fundamental para encontros e intercâmbios no caminho para o aquecimento e arrefecimento sem emissões líquidas. O primeiro Dia da Bomba de Calor, a 21 de outubro, é uma oportunidade para comunicar e educar sobre as bombas de calor em todo o mundo. Convido todos os interessados a consultarem os dois sítes para obterem mais informações.”
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal