Atualidade do setor renovável
Webinar Fluke: Guia para a verificação de instalações solares fotovoltaicas
Evento está agendado paras as 15 horas de dia 18 de abril.
Evento está agendado paras as 15 horas de dia 18 de abril.
Números divulgados pela REN21 mostram uma maior procura, por parte dos vários setores, como forma de resposta à crise energética global.
O investimento na tecnologia solar fotovoltaica chegou a Portugal em 2006, com o primeiro centro electroprodutor solar a ser instalado em Serpa: a central Hércules, com uma capacidade instalada de 11 MW. Oito anos depois, o total de potência instalada a nível nacional tinha chegado apenas aos 299 MW devido a inúmeros fatores, mas, maioritariamente, por causa da crise mundial financeira e económica entre 2008 e 2011, que afetou Portugal significativamente...
Associação defende que a Comissão Europeia não deve subsidiar exportação de hidrogénio e considera que esta forma de energia deve ter uso limitado e ser produzi-la junto dos locais onde é consumida, pois transportá-la é caro, ineficiente e envolve riscos que não foram avaliados.
Governo, através do Fundo Ambiental, abre 2º aviso, com candidaturas a decorrer até 31 de julho de 2023.
Associação defende que a implementação de centrais fotovoltaicas deve ter “o cuidado de não inutilizar solo fértil, não se destruírem habitats insubstituíveis e não se cortarem árvores protegidas para instalar centrais no meio rural”.
António Costa visitou os trabalhos de construção de uma central de biomassa que vai abastecer a primeira fábrica de fibras celulósicas na Península Ibérica a funcionar sem recurso a combustíveis fósseis.
Continuação do número anterior
Afirmação foi proferida por José Manuel Bolieiro, que acrescentou que o EDA contribui para o reforço da autonomia energética no arquipélago.
Empresa contou com mais de 35 mil profissionais presentes, um aumento de 76% em relação ao evento anterior.
Projeto gerará 20.000 MWh de energia verde local por ano para abastecer cerca de 15.000 residências.
Projeto vai permitir apoiar 250 famílias.
Projeto foi apresentado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, que afirmou que o mesmo “contribui para o objetivo de conseguirmos encontrar enquadramento para atingir o objetivo de neutralidade carbónica até 2050”.
Conferência dedicada às renováveis oceânicas está agendada para o dia 24 de maio, no Museu do Oriente, em Lisboa.
A Aquila Clean Energy EMEA, plataforma de energias renováveis da Aquila Capital na Europa, venceu o prémio IJGlobal na categoria “Renewable Energy Solar deal of the year - Europe”.O prémio – concedido pela IJ Global, publicação especializada em projetos de financiamento e infraestruturas, que anualmente distingue as melhores transações e instituições no setor das infraestruturas e energia a nível internacional – foi anunciado na gala que se realizou no dia 9 de março, em Londres...
Documento, homologado pelo ministro das Infraestruturas, permite identificar e avaliar as capacidades existentes e potenciais do Porto de Setúbal para acolher eventuais projetos de construção de equipamentos de energia eólica marítima.
Projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação e vai abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais.
Informação foi divulgada por Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática.
Cerimónia decorreu ontem e contou com a participação do primeiro-ministro António Costa, assim como o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
Novo Plano Estratégico apresentado pela empresa prevê investimento de 25 mil milhões de euros até 2026 para potenciar renováveis e suportar os compromissos de neutralidade carbónica do grupo.
Luís Loures, presidente do Politécnico de Portalegre, assinou no passado dia 14 de fevereiro o contrato de consórcio da parceria do projeto Mobilizador - H2DRIVEN, financiado pelo PRR, e no qual o Politécnico de Portalegre é um dos parceiros de I&DT.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal