Paul é um engenheiro mecânico com um mestrado em energia e é reconhecido como um dos principais especialistas em política energética na Irlanda e na UE. Paul dirigiu uma agência local de energia - uma organização que promove a transição para a energia limpa a nível local - durante oito anos. No âmbito desta função, criou um balcão único, que reúne serviços de melhoramento da energia doméstica para os consumidores. Trabalhou como perito para o programa ManagEnergy da UE, que apoia os governos locais e regionais no cumprimento dos seus objetivos de poupança de energia.
Mais recentemente, trabalhou como conselheiro político do Ministro irlandês do Clima e da Energia, tendo ajudado a orientar a transformação do sistema energético irlandês com um aumento significativo da renovação de edifícios, um grande aumento da implantação de bombas de calor e de outras tecnologias de energias renováveis. Uma publicação recente mostra que a Irlanda reduziu as suas emissões globais de gases com efeito de estufa em 6,8% em 2023 em relação a 2022, atingindo os níveis mais baixos dos últimos 30 anos, e isto a par de uma economia próspera. Prevê-se que a Irlanda atinja uma redução de 43% nas emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com a energia entre 2018 e 2030, de acordo com o cenário das novas políticas da Agência Irlandesa de Proteção do Ambiente.
Paul trabalhou arduamente para demonstrar a oportunidade das bombas de calor na Irlanda, através do arranque de uma empresa de reequipamento com bombas de calor no centro, do trabalho académico para fornecer provas aos decisores políticos e do apoio ao desenvolvimento de políticas tanto externas como internas no governo irlandês.
Sobre a sua nomeação, Paul Kenny comentou:“estou entusiasmado por me juntar à missão da Associação Europeia de Bombas de Calor. Tendo passado grande parte da minha carreira a trabalhar com bombas de calor e com a descarbonização mais alargada do calor, estou convencido de que as bombas de calor são a chave para uma Europa competitiva, segura e com emissões líquidas nulas. Estou ansioso por começar e liderar a EHPA para a próxima fase de realização”.
Patrick Crombez, presidente da Associação Europeia de Bombas de Calor, por seu lado, referiu que “a direção da EHPA está muito satisfeita com a nomeação de Paul Kenny como diretor-geral. Paul traz uma combinação única de conhecimentos especializados em energia e política, bem como perspicácia empresarial, e é um defensor de longa data das bombas de calor. Irá liderar uma Associação em crescimento, com cerca de 30 funcionários e mais de 220 empresas e organizações membros, num momento crucial para o sector das bombas de calor”.
Paul Kenny substitui Thomas Nowak, que deixou o cargo no início de 2024.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal