Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Pobreza energética

Ana Clara | Jornalista e Diretora08/02/2021
A pobreza energética ganha ênfase todos os invernos, quando as temperaturas descem drasticamente no país. É um clássico, em jeito de martírio, sobretudo, para milhares de famílias.
Imagen

Esta preocupação, que há muito devia ser permanente e não sazonal, é das mais prementes, já que Portugal continua a ocupar, nesta matéria, lugares pouco recomendáveis no contexto europeu. Definida como a situação em que as famílias não têm capacidade de aquecer ou arrefecer as suas casas adequadamente ou de satisfazer outros serviços energéticos a um custo aceitável, a pobreza energética continua a marcar, e muito, o caminho imperativo de transformar os cidadãos em agentes ativos da famigerada transição justa e verde.

Diversos estudos evidenciam que a pobreza energética tem consequências na saúde da população, nas suas condições de vida e de conforto, constituindo um fator fortemente associado às situações de pobreza e exclusão social.

De acordo com dados recentes do Índice de Pobreza Energética Europeia, Portugal é o 25.º país (dos 28) no ranking de pobreza energética a nível doméstico na UE. Mais de 45% da população portuguesa não consegue aquecer as suas casas. É dramático!

A pandemia e os confinamentos daí resultantes expuseram as fragilidades do parque edificado mais antigo e por recuperar no país, e medidas como o Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis dão uma ajuda, mas sejamos realistas: não chega! É preciso avançar com políticas públicas robustas e firmes, que coloquem o cidadão no papel ativo da mudança, consciente e informado, no sentido de entender o que está em causa.

É por isso que, nesta primeira edição de 2021, pode ler vários trabalhos sobre a Energia Solar Térmica e a sua importância no contexto não só das renováveis, como também do conforto térmico, eficiência e transição energéticas.

Também diretamente relacionado com o tema, leia a entrevista a Nuno Ribeiro da Silva, Presidente da Endesa Portugal, que reflete, entre outros temas, sobre a importância de colocar o cidadão no centro da mudança energética.

Combater a pobreza energética é não só uma obrigação enquanto país, como também uma missão em jeito de paradigma: o caminho para uma Europa mais justa, mais verde e coesa também tem de passar por isto. E, de uma vez por todas, sem igualdade energética, não há caminho para uma sociedade mais justa!

REVISTAS

Válvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    07/07/2025

  • Newsletter O Instalador

    30/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial