Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Pobreza energética

Ana Clara | Jornalista e Diretora08/02/2021
A pobreza energética ganha ênfase todos os invernos, quando as temperaturas descem drasticamente no país. É um clássico, em jeito de martírio, sobretudo, para milhares de famílias.
Imagen

Esta preocupação, que há muito devia ser permanente e não sazonal, é das mais prementes, já que Portugal continua a ocupar, nesta matéria, lugares pouco recomendáveis no contexto europeu. Definida como a situação em que as famílias não têm capacidade de aquecer ou arrefecer as suas casas adequadamente ou de satisfazer outros serviços energéticos a um custo aceitável, a pobreza energética continua a marcar, e muito, o caminho imperativo de transformar os cidadãos em agentes ativos da famigerada transição justa e verde.

Diversos estudos evidenciam que a pobreza energética tem consequências na saúde da população, nas suas condições de vida e de conforto, constituindo um fator fortemente associado às situações de pobreza e exclusão social.

De acordo com dados recentes do Índice de Pobreza Energética Europeia, Portugal é o 25.º país (dos 28) no ranking de pobreza energética a nível doméstico na UE. Mais de 45% da população portuguesa não consegue aquecer as suas casas. É dramático!

A pandemia e os confinamentos daí resultantes expuseram as fragilidades do parque edificado mais antigo e por recuperar no país, e medidas como o Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis dão uma ajuda, mas sejamos realistas: não chega! É preciso avançar com políticas públicas robustas e firmes, que coloquem o cidadão no papel ativo da mudança, consciente e informado, no sentido de entender o que está em causa.

É por isso que, nesta primeira edição de 2021, pode ler vários trabalhos sobre a Energia Solar Térmica e a sua importância no contexto não só das renováveis, como também do conforto térmico, eficiência e transição energéticas.

Também diretamente relacionado com o tema, leia a entrevista a Nuno Ribeiro da Silva, Presidente da Endesa Portugal, que reflete, entre outros temas, sobre a importância de colocar o cidadão no centro da mudança energética.

Combater a pobreza energética é não só uma obrigação enquanto país, como também uma missão em jeito de paradigma: o caminho para uma Europa mais justa, mais verde e coesa também tem de passar por isto. E, de uma vez por todas, sem igualdade energética, não há caminho para uma sociedade mais justa!

REVISTAS

VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial