Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

OLI fatura 69 milhões de euros em 2025 e intensifica internacionalização em 2026

21/01/2026

A OLI, maior produtor de autoclismos da Europa do Sul, encerrou o exercício de 2025 com um volume de negócios de 69 milhões de euros, o que representa um decréscimo global de 8% face ao período homólogo. Para 2026, a empresa estabelece como objetivo crescer 10%.

Imagen
O desempenho da OLI em 2025 foi condicionado por um contexto internacional marcado por instabilidade geopolítica e incerteza macroeconómica, com a intensificação dos conflitos no Médio Oriente, a continuidade da guerra na Ucrânia e o agravamento das tensões comerciais globais a terem impacto direto nas vendas.

Neste enquadramento, os mercados do Médio Oriente (-47%) e da Europa Central (-14%) registaram os maiores decréscimos, refletindo a elevada exposição destas regiões à volatilidade política, à retração do investimento público e privado e à desaceleração económica. Em contraciclo, o mercado nacional apresentou um crescimento de 5% e o mercado germânico evoluiu 2%.

Em 2025, as exportações representaram cerca de 70% do volume de negócios, com os produtos fabricados no complexo industrial de Aveiro a chegarem a mais de 80 países dos cinco continentes. O mercado nacional, responsável por aproximadamente 30% das vendas totais, reflete a evolução da OLI em Portugal.

Imagen
Num contexto internacional marcado por volatilidade macroeconómica e risco geopolítico, a OLI entra em 2026 com uma estratégia assente na expansão internacional, através de fusões e aquisições, na inovação com o lançamento de novos produtos e na eficiência operacional, por via da automatização de processos e na digitalização da organização. Os investimentos nestes três eixos visam reforçar a criação de valor económico e suportar o crescimento no médio e longo prazo.

“Em 2025, a OLI enfrentou desafios relevantes ao nível comercial, resultantes do ajustamento de stocks em clientes estratégicos e da forte contração das vendas para regiões atualmente afetadas por conflitos. Em contrapartida, o mercado português e as filiais, com particular destaque para a alemã, registaram desempenhos positivos. Para 2026, a empresa antecipa o regresso a uma trajetória de crescimento nas vendas, suportado pela concretização de oportunidades de internacionalização em desenvolvimento, bem como pela contínua análise de potenciais parcerias e aquisições. Em matéria de investimento, a OLI manterá um nível elevado e consistente, com foco na automação produtiva, na simplificação e digitalização de processos e, de forma transversal, no reforço da utilização de Inteligência Artificial e de Business Intelligence. Estes investimentos são considerados críticos para assegurar os ganhos de produtividade necessários para responder às exigências do mercado”, afirma António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Contimetra - Instrumentos Industriais, Lda.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    19/01/2026

  • Newsletter O Instalador

    12/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial