Grupo Midea SGT - SGT Energia e Climatização, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

2025: um ano de consolidação e reconhecimento da Passive House em Portugal

30/12/2025

Quando olhamos para 2025 percebemos que foi um ano verdadeiramente marcante para a Passive House em Portugal. A rede cresceu, ganhou força e viu reconhecido o trabalho de todos os profissionais que diariamente constroem melhor — com rigor técnico, foco no desempenho e naquilo que realmente importa: a saúde, o conforto e a qualidade de vida das pessoas.

Imagen
A formação manteve-se como um pilar central da atividade da Passivhaus Portugal. Para além dos cursos oficiais Certified Passive House Tradesperson e Certified Passive House Designer, totalizando já 848 profissionais com formação Passive House, realizaram-se também três edições do curso “Princípios Passive House”, que integra o catálogo formativo da Ordem dos Arquitetos. As três edições do curso esgotaram em 2025, com 60 formandos, sendo 49 arquitetos estagiários (82%). Por um lado, está a cumprir-se o objetivo inicial de levar este conhecimento aos novos arquitetos. Por outro lado, este interesse demonstrado pelos mais jovens arquitetos revela a necessidade urgente de ter temas abordados de forma sistemática nos currículos académicos.

Projetos pioneiros em Portugal: primeira Passive House Plus e primeira Passive House Premium em Portugal

Outro dos grandes destaques de 2025 foi a certificação Passive House de exemplos pioneiros no setor residencial.

No início do ano a Casa Pedrogos 6, em Mafra, foi o primeiro edifício residencial a obter a Certificação Passive House Plus em Portugal. Mais informação sobre este projeto em: https://passivhaus.pt/passive_houses/pedrogos-6_passive-house/

Mais recentemente, a Casa Mozelos, em Santa Maria da Feira, foi o primeiro edifício residencial a obter a Certificação Passive House Premium em Portugal. Mais informação sobre este projeto em: https://passivhaus.pt/passive_houses/casa-mozelos/

Mais informação sobre as classes Passive House em: https://passivhaus.pt/quando-uma-passive-house-tem-classe/

Estes exemplos demonstram que é possível atingir níveis de desempenho extremamente elevados mesmo no contexto climático português, reforçando a ideia de que construir bem feito é investir em conforto, saúde e eficiência a longo prazo.

Primeiro edifício de escritórios com certificação Passive House

2025 ficará marcado como o ano em a certificação Passive House mudou de escala em Portugal, com a certificação do edifício sede da Danoa, um edifício de escritórios integrado na sua unidade industrial, em Pombal. Este projeto pioneiro demonstra que o padrão Passive House é plenamente aplicável a edifícios não residenciais, onde o conforto, a qualidade do ar interior e a eficiência energética têm impacto direto no bem-estar dos trabalhadores e no funcionamento das organizações.

A certificação final como Passive House Plus, confirmou aquilo que a Danosa procurava desde o início: uma garantia real e objetiva de desempenho. Hoje, com o edifício em funcionamento, os benefícios são evidentes: utilização mínima de sistemas ativos, conforto térmico estável e uma excelente qualidade do ar interior.

Passive House Center: formação prática que faz a diferença

2025 foi também um ano de grande dinamismo no Passive House Center, em Pombal, um espaço único em Portugal dedicado à formação prática de excelência em construção de elevado desempenho. Ao longo do ano, este centro recebeu vários workshops e ações formativas, reunindo perto de 100 profissionais de diferentes áreas do setor num ambiente de aprendizagem “hands-on”.

O Passive House Center afirmou-se como um local de experimentação, partilha de conhecimento e contacto direto com as boas práticas de obra. Aqui, arquitetos, engenheiros, instaladores e estudantes puderam perceber na prática como se constroem edifícios mais confortáveis, eficientes e saudáveis, reforçando a ligação entre projeto e execução.

Imagen

A maior conferência de sempre

A 13.ª Conferência Passivhaus Portugal voltou a afirmar-se como o maior encontro nacional dedicado à construção de elevado desempenho, registando igualmente números históricos. O evento contou com mais de 530 participantes, um crescimento de 20% face à edição anterior, comprovando o interesse crescente pelo padrão Passive House. Ao longo da conferência realizaram-se 68 apresentações em workshops, com projetos apresentados por Passive House Designers e marcas parceiras, e estiveram presentes 69 parceiros expositores, reforçando a diversidade e robustez da rede.
Imagen

2025 ficou ainda marcado pelo estabelecimento de novas parcerias estratégicas, que fortalecem a rede Passive House em Portugal e aceleram a transição para edifícios mais saudáveis, confortáveis e eficientes.

Uma rede que continua a transformar a construção

O balanço de 2025 confirma que a Passive House já não é uma promessa futura, mas uma realidade cada vez mais presente em Portugal. Com mais profissionais capacitados, mais projetos de referência e uma comunidade em crescimento, continuamos a trilhar um caminho assente no desempenho medido, verificado e vivido no dia a dia.

Entramos em 2026 com a convicção de que construir bem feito é essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas e elevar o padrão da construção em Portugal.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Válvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/12/2025

  • Newsletter O Instalador

    15/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial