Grupo Midea SGT - SGT Energia e Climatização, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ERSE aprova a nova regulamentação do setor da Mobilidade Elétrica

24/12/2025

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou, após processo de consulta pública, a nova regulamentação para o setor da Mobilidade Elétrica, orientada pelo novo regime jurídico da mobilidade, com o objetivo de simplificar as regras e obrigações que possam causar entraves à adaptação dos agentes e ao desenvolvimento da mobilidade elétrica durante o regime transitório que vigora até ao final de 2026.

Fotografia ChargeX, Unsplash
Fotografia ChargeX, Unsplash.

A nova regulamentação, para adaptação do regime jurídico da mobilidade elétrica estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 93/2025, de 14 de agosto, altera o Regulamento da Mobilidade Elétrica, o Regulamento do Autoconsumo do setor elétrico, o Guia de Medição, Leitura e Disponibilização de Dados do setor elétrico, o Regulamento de Qualidade de Serviço dos Setores Elétrico e do Gás e o Regulamento de Relações Comerciais dos Setores Elétrico e do Gás.

O Regulamento da Mobilidade Elétrica (RME) é reformulado considerando o regime transitório previsto no Decreto-Lei n.º 93/2025, de 14 de janeiro, durante o qual coexistem pontos de carregamento integrados na plataforma de gestão de operações da rede de mobilidade elétrica e outros não integrados. O RME mantém as regras vigentes até à data, como regime transitório, de forma a garantir a necessária estabilidade durante o processo de adaptação dos agentes às regras do Decreto-Lei n.º 93/2025, de 14 de agosto.

São também estabelecidas normas para os prestadores de serviços de mobilidade elétrica e para os operadores de pontos de carregamento enquadrados no novo regime jurídico, destacando-se regras relativas à transparência de preços, à qualidade de serviço comercial, às reclamações e às obrigações de reporte de informação.

O direito à livre escolha do comercializador, mediante a constituição de pontos de medição internos, em instalações de consumo não exclusivas para a mobilidade elétrica (ou seja, a possibilidade de ter um segundo contador específico para a mobilidade elétrica em casa, na empresa, ou na garagem do condomínio) é também uma novidade, que determinou o ajuste de regras do Regulamento do Autoconsumo, do Guia de Medição, Leitura e Disponibilização de Dados, do Regulamento de Qualidade de Serviço e do Regulamento de Relações Comerciais.

A consulta decorreu entre os dias 14 de outubro e 25 de novembro de 2025 e obteve 43 contributos de várias entidades interessadas.

Aceda à consulta pública, aqui.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Válvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/12/2025

  • Newsletter O Instalador

    15/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial