O projeto Solar Solidário está a receber candidaturas. Cada família elegível pode receber gratuitamente dois painéis solares, reduzir até 200 euros por ano na fatura de eletricidade e contribuir para um futuro mais verde e justo.
Com a ambição de apoiar cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade económica a reduzir os encargos com a fatura energética e a produzir a sua própria eletricidade limpa, o projeto Solar Solidário – “Energia do Bairro” está em curso. Promovida pela EDP, em parceria com a Agência de Energia do Porto - AdEPorto, esta iniciativa garante a instalação totalmente gratuita de dois painéis fotovoltaicos por habitação, permitindo poupanças que podem atingir os 200 euros por ano e trazendo energia renovável diretamente para dentro das comunidades que mais dela precisam.
Direcionado a moradias unifamiliares (próprias ou arrendadas) localizadas nos municípios do Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Valongo, Paredes, Vila do Conde, Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Trofa, este projeto procura dar uma resposta concreta ao desafio da pobreza energética, promovendo a inclusão social e contribuindo para a neutralidade carbónica da região.
Para a AdEPorto, parceira técnica do projeto, este é um passo decisivo na concretização de uma transição energética justa. Como sublinha Rui Pimenta, administrador executivo da AdEPorto, “o Solar Solidário demonstra que a transição energética só é real quando chega a quem mais precisa. Produzir energia renovável em casa, com impacto direto nas faturas das famílias, é uma forma de combater a pobreza energética e melhorar a qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás”.
Além disso, é necessário que um dos membros do agregado familiar seja beneficiário de uma das seguintes prestações sociais mínimas: complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, pensão social de invalidez, complemento da prestação social para a inclusão, pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego.
Os interessados devem deslocar-se até aos balcões únicos de atendimento ao cidadão, para submissão das respetivas candidaturas - Porto Energy Hub; Matosinhos Energy Hub; Gondomar (Balcão Único do Cidadão); Maia Energy Hub; Valongo Energy Hub, Paredes (Balcão Único e Espaço do Cidadão); Vila do Conde Energy Hub; Santo Tirso (Balcão Único) e Póvoa de Varzim Energy Hub - e Agência de Energia do Porto.
Aquando da candidatura será necessária uma fatura de energia elétrica ou gás natural e o comprovativo do apoio social. O processo de seleção será realizado de acordo com a ordem de submissão das candidaturas, e as inscrições continuarão em 2026.
Com este projeto, a EDP e a AdEPorto reforçam o compromisso de colocar a sustentabilidade ao serviço das pessoas, promovendo soluções inovadoras que unem ação climática e justiça social.
Consulte as perguntas e respostas da iniciativa, aqui:
https://edp.com/pt/acao-responsavel/impacto-social/faq-solar-solidario-porto

www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal