Grupo Midea SGT - SGT Energia e Climatização, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

10 de dezembo | 18:00

Webinar debate futuro dos mercados de carbono com o economista Pedro Martins Barata

02/12/2025

Os mercados de carbono estão hoje na ordem do dia, mas já nos anos 1990 se discutia a sua aplicação na política ambiental. Inicialmente o objetivo era criar incentivos económicos para que as empresas reduzissem as suas emissões de GEE (gases de efeito de estufa) sem que o Estado tivesse de impor metas concretas a cada uma das grandes empresas emissoras. Teoricamente, o mercado deveria ser capaz de atingir os objetivos pretendidos com o máximo de eficiência.

Fotografia de Aron Yigin, Unsplash
Fotografia de Aron Yigin, Unsplash.

Este tipo de ferramentas ganha especial importância no seguimento do Protocolo de Kyoto em 1997 quando, pela primeira vez, os países signatários definem metas vinculativas para a redução das emissões de carbono, com o objetivo de travar o aquecimento global. Em 2005 surge, por iniciativa da União Europeia, o CELE (Comércio Europeu de Licenças de Emissão) que ainda hoje é oficialmente considerado um instrumento chave da política climática europeia. Embora as duas décadas de experiência acumulada tenham revelado grandes as fragilidades destes mercados na prática, prevalece na política a crença nas suas virtudes. Assim, o âmbito do CELE foi alargado e atualizado para integrar as deliberações do Protocolo de Paris de 2016.

A nível mundial, o comércio de créditos de carbono representava, em 2022, um valor de cerca de 920 biliões de dólares americanos e calcula-se que a taxa de crescimento destes mercados, nos próximos anos, seja superior a 4,3%. Nas últimas décadas foram surgindo, a nível mundial, dezenas de outros mercados de carbono, muitos deles de cariz voluntário, tanto por iniciativa de instituições governamentais, como não-governamentais. Também em Portugal estamos a assistir ao nascimento de um mercado voluntário de carbono. É, portanto, oportuno analisar, à luz das experiências feitas com estes instrumentos, o modelo que foi escolhido para o nosso país.

Inscrições até dia 9 de dezembro, através do mail:

jornadas@democracia-energetica.pt

Pedro Martins Barata - Associate Vice President para Carbon Markets e Descarbonização do Setor Privado na Environmental Defense Fund (EDF)

Com mais de duas décadas de experiência em política climática e mercados de carbono, formação em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e mestrado em Economia Ambiental pela London School of Economics, Pedro Martins Barata é hoje uma das referências internacionais na discussão sobre integridade dos mercados de carbono e mecanismos de descarbonização.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Válvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    01/12/2025

  • Newsletter O Instalador

    24/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial