Grupo Midea SGT - SGT Energia e Climatização, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

OCP da AIPOR é o primeiro organismo acreditado em Portugal para CO2 e amoníaco

20/11/2025

O Organismo de Certificação de Pessoas (OCP) da AIPOR está acreditado, desde 14 de novembro de 2025, para emitir novos certificados para CO2 e Amoníaco (NH3), de acordo com o Regulamento (UE) 2024/573 e o Regulamento de Execução (UE) 2024/2215.

Freepik
Freepik.

A nova regulamentação impõe restrições progressivas ao uso dos gases fluorados com efeito de estufa, estabelecendo limites para a sua colocação no mercado e proibindo a sua utilização em determinadas aplicações com alto potencial de aquecimento global (PAG). O objetivo é acelerar a transição para substâncias alternativas mais sustentáveis e incentivar a inovação tecnológica no setor, através de condições mais exigentes de certificação e manuseamento.

Assim, os novos certificados de gases fluorados e substâncias alternativas são emitidos sob regulamentação atualizada, que inclui, além dos hidrocarbonetos (gases inflamáveis), certificações autónomas para o CO2 e o Amoníaco (NH3).

Os técnicos já certificados terão de atualizar e complementar as suas certificações para a novas Substâncias Alternativas. É neste contexto que a Associação dos Instaladores de Portugal (AIPOR) se congratula por o seu OCP ser pioneiro na acreditação para todas as certificações definidas no Regulamento de Execução (UE) 2024/2215:

  • Certificado A1 (gases fluorados + hidrocarbonetos);
  • Certificado A2 (gases fluorados + hidrocarbonetos - cargas inferiores a 3kg ou 6kg se for equipamento hermético);
  • Certificado B (dióxido carbono - CO2);
  • Certificado C (amoníaco - NH3);
  • Certificado D (recuperação de gases fluorados);
  • Certificado E (deteção de fugas de gases fluorados que não implique uma intervenção no circuito frigorífico).

“Esta é uma oportunidade única para os técnicos obterem as certificações de Fluorados + Hidrocarbonetos, CO2 e Amoníaco, de imediato”, afirma Celeste Campinho, presidente da direção da AIPOR.

Celeste Campinho acrescenta que “a certificação de pessoas é crucial para atestar as suas competências no mercado e oferecer segurança e qualidade na prestação de serviços de excelência. Este sempre foi, é e será o objetivo da AIPOR no que respeita às exigências da certificação de técnicos”.

Saiba mais no website da AIPOR

https://aipor.pt/ocp

email: ocpaipor@aipor.pt

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Válvulas Arco, S.L.Arfit Climatização, S.A.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    17/11/2025

  • Newsletter O Instalador

    10/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial