O 26º Seminário de Outono da EFRIARC juntou, em Lisboa, empresas, projetistas, instaladores, engenheiros e outros profissionais do setor AVAC-R para falar sobre eficiência energética e gestão inteligente de infraestruturas críticas. Os centros de dados, os sistemas de controlo e os edifícios de grande escala estiveram no centro da discussão.
O encontro teve lugar a 6 de novembro de 2025, no Hotel VIP Executive Zurique. Na abertura, Cláudia Casaca, presidente da EFRIARC, destacou a importância de manter a troca de conhecimento e a ligação entre quem projeta, quem fabrica e quem opera sistemas no terreno.
O primeiro bloco focou-se nos centros de dados, um setor em rápido desenvolvimento em Portugal. Foram partilhadas boas práticas relacionadas com o projeto de sistemas AVAC de alta fiabilidade, soluções de arrefecimento com recurso a free-cooling com água do mar e métodos de tratamento de águas adaptados a estas infraestruturas. Casos reais de construção e operação ajudaram a ilustrar desafios e decisões técnicas.
Eric Ortelbach (CTS Group) falou sobre o dimensionamento de sistemas AVAC em ambiente de missão crítica. Fábio Coelho (Start Campus Sines) apresentou a solução de arrefecimento por free-cooling marítimo. Já Nicole Marreiros (Grundfos) destacou o impacto do tratamento de águas na durabilidade e eficiência, e Paulo Silva (Telcabo) trouxe um caso prático de construção.
O bloco terminou com debate e uma homenagem a associados com 20 anos de ligação à EFRIARC.
Estes momentos incentivaram a troca direta de ideias e permitiram que profissionais de diferentes áreas discutissem desafios reais e soluções em aplicação.
Durante a tarde, a atenção voltou-se para estratégias de eficiência em refrigeração e para o papel crescente da automação. Pedro Santos (MAYEKAWA) abordou formas de reduzir consumos energéticos em câmaras frigoríficas, enquanto Paulo Monteiro (Danfoss) explorou os benefícios do controlo inteligente em sistemas de refrigeração.
Numa perspetiva mais global, Pedro Furtado (REN), analisou o contexto energético nacional e os desafios colocados pela transição para um sistema mais sustentável.
A última parte da sessão destacou exemplos de gestão inteligente de edifícios. Hugo Antunes (Siemens) apresentou o campus sustentável de Alfragide e Márcia Pereira (Bandora) mostrou como o sistema SACE permite uma gestão virtual integrada de instalações. João Cardoso, presidente da comissão técnica da EFRIARC, encerrou o encontro.


www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal