Com metas europeias cada vez mais ambiciosas, a Samsung Climate Solutions reforça o seu contributo para a modernização do setor da climatização, promovendo soluções avançadas e apoiando a formação de profissionais portugueses no setor.
A União Europeia (UE) precisa de acelerar o ritmo da transição tecnológica, mas para tal será necessário instalar 28 mil bombas de calor por dia até 2030 para cumprir as metas de neutralidade carbónica. A conclusão é da European Heat Pump Association (EHPA), que destacou que, para a UE atingir a meta de 60 milhões de bombas de calor instaladas até 2030, será necessário triplicar a atual taxa de instalação. Neste contexto, a Samsung Climate Solutions contribui ativamente para as instalações imobiliárias em toda a Europa. A empresa reforça, assim, o seu compromisso com o desenvolvimento de tecnologias e com a formação técnica, apoiando o setor profissional e as metas europeias de modernização energética.
“A transição tecnológica é um compromisso de todos. Na Samsung Climate Solutions, acreditamos que a inovação tem de estar ao serviço das pessoas e do seu conforto, e é com essa visão que temos vindo a fortalecer a nossa presença em Portugal, acompanhando os nossos parceiros e clientes neste processo de transformação”, afirma Ricardo Martins, Head of Business Spain & Portugal da Samsung Climate Solutions.
O reconhecimento da importância desta tecnologia levou a EHPA a instituir o dia 21 de outubro, como o Dia Europeu da Bomba de Calor — uma efeméride que celebra o papel central destas soluções na evolução do setor da climatização. A data pretende sensibilizar governos, empresas e cidadãos para o contributo das bombas de calor no cumprimento das metas europeias relacionadas com a modernização dos edifícios.
O setor da climatização assume um papel relevante na renovação dos edifícios. O novo Regulamento Europeu (UE) 2024/573 relativo aos gases fluorados veio acelerar a adoção de tecnologias baseadas em refrigerantes com menor potencial de aquecimento global (GWP), por alternativas mais recentes.
A Samsung Climate Solutions está a reforçar o seu contributo para o desenvolvimento do setor em Portugal, apostando em soluções de aquecimento e arrefecimento de nova geração em linha com a estratégia europeia da marca e as novas exigências do setor. Entre as principais inovações, destaca-se a linha de bombas de calor ar-água da marca EHS Mono R290, que utiliza o refrigerante R290 com Potencial de Aquecimento Global igual a três, muito inferior em comparação com outros refrigerantes e a plataforma SmartThings Energy, que permite monitorizar e otimizar o consumo energético em tempo real.
A operação portuguesa tem vindo a ganhar relevância dentro da região ibérica, posicionando-se como um polo de referência em climatização residencial, comercial e hoteleira. Em 2024, o volume de negócios da área de Heating & Cooling em Portugal tem registado um crescimento, refletindo o aumento da procura por soluções mais tecnológicas da marca.
No terreno, a Samsung Climate Solutions tem vindo a investir na formação e qualificação de profissionais. Este investimento reforça a capacitação do setor nacional e apoia a transição para tecnologias de nova geração, assegurando uma rede técnica qualificada em todo o país.
O plano local integra ainda programas de fidelização de instaladores, ações de sensibilização e projetos-piloto com universidades e entidades setoriais, com o objetivo de promover o uso de tecnologias de baixo carbono e incentivar a inovação aplicada ao conforto térmico.
Com presença consolidada na Europa, através de 16 escritórios de suporte, nove centros de formação e oito armazéns logísticos, a Samsung Climate Solutions trabalha com parceiros locais para garantir cobertura técnica e assistência especializada em todo o território nacional.
As soluções combinam inteligência artificial e conetividade, antecipando o futuro da climatização. A linha EHS Mono R290 destaca-se pela operação silenciosa (a partir de 35 dB(A)) e pela facilidade de instalação e manutenção, enquanto o ClimateHub — solução integrada de aquecimento e produção de águas quentes – oferece eficiência energética até A+++ e design compacto adaptável a qualquer tipo de edifício.
Para o setor residencial, a linha WindFree™ mantém-se como referência em conforto térmico, oferecendo temperaturas uniformes sem correntes de ar, aliadas a controlo inteligente via aplicação móvel e tecnologia de inteligência artificial, que ajusta automaticamente a climatização às condições e hábitos de utilização.


www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal