Grupo Midea SGT - SGT Energia e Climatização, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Dossier Unidades de Tratamento de Ar

Soluções Midea para ambientes críticos: UTAs que garantem qualidade e segurança do ar

SGT Midea19/11/2025

As Unidades de Tratamento de Ar (UTAs) Midea M-AQX, comercializadas pela SGT Energia e Climatização SA, são equipamentos fundamentais em sistemas de ventilação e climatização, especialmente em ambientes que exigem um controlo rigoroso da qualidade do ar.

Imagen

São amplamente utilizadas em hospitais, indústrias, escritórios, centros de dados e espaços comerciais, onde é essencial garantir as condições ideais de temperatura, humidade e qualidade do ar.

Assim, de forma a corresponder às solicitações do mercado, a MIDEA desenvolveu as suas UTA’s adaptadas às necessidades hospitalares, laboratoriais e aos ambientes de controlo mais rigoroso em termos biológicos, indo de encontro às especificações das normas europeias (*a esse respeito, ver nota no final)

UTA’s higiénicas da MIDEA

As Unidades de Tratamento de Ar higiénicas da MIDEA, distinguem-se por várias características:

Invólucro

As superfícies das paredes internas são lisas e sem áreas de absorção abertas e os materiais porosos no fluxo de ar (exceto absorvedores de som) não são permitidos.

Os pisos são lisos e sem ranhuras ou reentrâncias para que possam ser limpos sem deixar resíduos (seção 3). Conformidade com a unidade VDI adicionando Mastique VDI 6022 em área aberta.

Todos os componentes são projetados de forma a que sejam acessíveis para a manutenção e limpeza, através de portas ou painéis de acesso do lado da entrada de ar e do lado da saída. A secção vazia é selecionada para ter acesso a todos componentes.

Ligações de ar / aberturas de ar

Abertura de entrada de ar exterior e abertura de descarga de ar de exaustão (drenagem e limpeza para a água que possa ter entrado acidentalmente; óculo de inspeção).

Tabuleiro de condensados em 304 (mínimo).

Velocidade máxima no dispositivo de proteção contra intempérie: Ar exterior - 2,5 m/s nos registos, 3,5 m/s no eliminador de gotas, 4,5 m/s na proteção de chuva; Exaustão de ar - 4,0 m/s nos registos, 5,0 m/s no eliminador de gotas, 6,0 m/s na proteção de chuva.

Registos e secções de mistura

São fornecidos registos para evitar que o ar circule através da unidade quando não está em operação ou em manutenção. Os registos são selecionados antes e depois da unidade com atuadores com retorno por mola.

Secção de filtragem

Classe de filtro na entrada de ar de F7.

Segundo estágio de filtragem F9.

No caso de as seguintes condições de ar prevalecerem por muito tempo, os filtros devem ser protegidos (por exemplo, por pré-aquecimento de 3 K): humidade relativa> 80% à temperatura do ar > 0 ° C; humidade relativa > 90%.

Óculo de inspeção (diâmetro min. 150 mm) incluído. E iluminação a partir de uma altura interior da unidade de 1,3 m.

Perda de carga no filtro monitorizada e exibida in situ, com leitor de pressão.

Secção de recuperação de calor

Sistemas de recuperação de calor com transferência de poluentes e / ou odores do ar de extração para o ar novo, só quando a recirculação de ar for permitida.

Arranjos especiais são possíveis com relatório de perito de higiene, onde a taxa de transferência não seja maior a 1: 1000 e a concentração seja inferior a 20% do limite de odor. Recomendada recuperação por baterias de recuperação ('run around coil').

Secção de aquecimento e arrefecimento

Tabuleiro de condensados em aço inoxidável (min. 1.4301) ou alumínio (min. AlMg); drenagem de acordo com a secção 3.

Impossibilidade de transportar gotas para as secções a jusante.

Eliminadores de gotas à prova de corrosão com função pull-out para limpeza, com acesso por porta ou painel de acesso (seção 3).

Secção atenuador de som

Material com qualidade para ser permanentemente resistente à abrasão e durável sob exposição a processos de limpeza (por exemplo, fibra de vidro).

O atenuador encontra-se localizado na unidade de tratamento de ar, diretamente perto do ventilador e entre o primeiro e o segundo estágio de filtragem.

No caso de as seguintes condições de ar prevalecerem por muito tempo, o atenuador será protegido (por exemplo, por pré-aquecimento de 3 K): humidade relativa > 80% à temperatura do ar > 0 ° C; humidade relativa > 90%

Humidificadores a vapor e ultrassónicos

O comprimento da secção de humidificação assegura a distribuição homogénea sobre a secção transversal da unidade. Tabuleiro de condensados em aço inoxidável ou alumínio (min. AlMg) inclinado; drenagem de acordo com VDI.

Tabuleiro de condensados com3 inclinações em 304L (mínimo).

Secção de ventilação

Estão equipadas com: óculo de inspeção (diâmetro min. 150 mm) incluindo iluminação a partir de uma altura da unidade interna de 1,3 m. A partir do tamanho 400, os ventiladores com volutas terão drenagem de condensados e abertura de inspeção.

Imagen

*Normas Europeias (EU: International Standard ISO/DIS 14644-3: Cleanrooms and associated controlled environments (Part 3: Metrology and test methods) + other specific standards as EN1886; Belgium: NFS90-351 + EN1886 for air leakage; France: NFS90-351 + EN1886 for air leakage; Germany: DIN 1946-4, VDI 6022 and VDI 3803; Austria: ÖNORM H 6021, ÖNORM H 6020; Switzerland: SWKI VA 140-01, SWKI 99-3, and others European standards; Ireland: Health Technical Memorandum (HTM) 2025 Microbiological commissioning and monitoring of operating theatre suites a report of a working party of the hospital infection society (HIS); United Kingdom: Health Technical Memorandum (HTM) 2025; Italy: D.p.r. 14 gennaio 1997’inistero della sanita' – istituto superiore per la prevenzione e la sicurezza del lavoro (i.s.p.e.s.l.) dipartimento igiene del lavoro: " linee guida per la definizione degli standard di sicurezza ambientale dei reparti operatori“uni 10339; Netherland: No specific standard for health care facilities. Recommendations according to”Beheersplan luchtbehandeling voor de operatieafdeling, versie maart 2005; Republic of China: Architectural technical code for Hospital Clean Operating Theatre, GB50333-2002; Spain: UNE 100713:2005; Sweden: No specific standard for health care facilities; Denmark: DS/EN ISO 14644-1, DS/EN ISO 14644-2, DS/EN ISO 14644-4; Finland: No specific standard for health care facilities; Portugal: Especificações Técnicas da ACSS)

Para mais informações visite o website da SGT Midea

https://www.sgtmidea.com/

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Válvulas Arco, S.L.Arfit Climatização, S.A.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    17/11/2025

  • Newsletter O Instalador

    10/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial