Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Mobilidade elétrica acelera em Portugal: mais de 6 milhões de carregamentos em 2025

10/10/2025

A Rede Nacional de Carregamento (RNC) continua a registar um crescimento expressivo, refletindo o dinamismo da mobilidade elétrica em Portugal. Ao longo do mês de setembro, foram realizados mais de 767 mil carregamentos, um aumento de 43% face ao mesmo período de 2024, efetuados por cerca de 131 mil utilizadores distintos - mais 47% do que no ano anterior. A energia total consumida acompanhou esta tendência, atingindo 17,4 GWh, o que representa um crescimento de 54% em comparação com setembro de 2024.

Fotografia de Eren Goldman, Unsplash
Fotografia de Eren Goldman, Unsplash.
Nos primeiros nove meses de 2025, a rede contabilizou já mais de 6,4 milhões de carregamentos, correspondendo a mais de 144.600 MWh de energia - aumentos de 48% e 61%, respetivamente, face ao mesmo período de 2024. O número de utilizadores distintos também continua a aumentar, ultrapassando os 363 mil desde janeiro, o que representa uma subida de 58% em relação ao ano anterior.

A infraestrutura pública tem vindo a expandir-se de forma contínua para acompanhar esta procura crescente. No final de setembro, a rede dispunha de mais de 6.880 postos de carregamento, distribuídos por cerca de 12.860 pontos de carregamento em todo o território nacional. Destes, 2.633 são rápidos ou ultrarrápidos, reforçando a acessibilidade, eficiência e cobertura nacional.

O impacto ambiental positivo da mobilidade elétrica é cada vez mais evidente. Só em setembro, o uso da RNC permitiu evitar a emissão de mais de 14.000 toneladas de CO₂, o equivalente à capacidade de absorção de mais de 230 mil árvores urbanas com 10 anos. Desde o início de 2025, foram já poupadas mais de 116 mil toneladas de CO₂ e evitado o consumo de mais de 43 milhões de litros de gasóleo, consolidando o contributo da mobilidade elétrica para um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

Atualmente, Portugal conta com uma média de 118 tomadas por cada 100 quilómetros de estrada e 160 tomadas por cada 100 mil habitantes, indicadores que reforçam a aposta contínua do país numa mobilidade mais verde, acessível e inovadora.

Factos e números

Rede Nacional de Carregamento: Integra atualmente 36 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 110 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC). A Mobi.E foi criada para participar na crescente expansão da mobilidade elétrica como a primeira rede de carregamento de nível nacional do mundo. Oferece uma estrutura de mercado baseada na concorrência, atuando como facilitador entre os vários fornecedores e parceiros de roaming, enquanto assegura a completa interoperabilidade e integração de todos os participantes.

MOBI.E: É uma empresa pública desde 2015, e assumiu a responsabilidade no mercado regulado da mobilidade elétrica pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico, nomeadamente em termos de fluxos energéticos e financeiros, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME). A MOBI.E tem um papel de facilitador no processo de transição para a mobilidade elétrica em Portugal, agindo como um instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.

REVISTAS

Válvulas Arco, S.L.Hisense, S.L. Suc. Portugal

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    13/10/2025

  • Newsletter O Instalador

    06/10/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial