Associações
A Estratégia da União Europeia para a ORE estabelece a meta de atingir 300 GW de energia eólica offshore e 40 GW de energia oceânica até 2050, o que implica multiplicar por quase 30 a capacidade atualmente instalada. Para tal, é necessário ultrapassar barreiras relacionadas com ordenamento do espaço marítimo, financiamento, enquadramento regulamentar, investigação e inovação, bem como responder à falta de mão de obra qualificada através do reforço de competências e da formação especializada.
No Mediterrâneo e Atlântico, onde os recursos eólicos são consistentes e fiáveis, existe um potencial expressivo para a produção de eletricidade limpa. Esse potencial pode ser maximizado através da cooperação entre os países do sul da Europa, que partilham condições semelhantes e podem beneficiar de sinergias no quadro da economia azul mediterrânica.
Neste contexto, o projeto SHOREWINNER constitui uma iniciativa estruturante ao promover a coordenação europeia no desenvolvimento da indústria emergente de energia offshore no sul da Europa e na identificação das competências necessárias ao setor.
SHOREWINNER (Southern European Community for Offshore Wind Energy), é um projeto com a duração de quatro anos (2024–2028), financiado pela União Europeia, que visa criar uma Comunidade de Prática (Community of Practice, CoP) dedicada à energia eólica offshore. O seu principal objetivo é fortalecer a formação profissional e o desenvolvimento de competências (VET, Vocational Education and Training), respondendo às necessidades emergentes deste setor. O projeto reúne cinco países do sul da Europa, Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chipre, que partilham condições naturais e desafios semelhantes para o aproveitamento da energia renovável offshore.
Os principais objetivos do SHOREWINNER passam por criar e desenvolver Centros de Excelência Vocacional (CoVEs) em cada país participante, capazes de oferecer formação alinhada com as necessidades do setor energético offshore; fomentar a partilha de conhecimento, o estabelecimento de parcerias e a colaboração entre instituições de ensino profissional e superior, empresas, centros de investigação e representantes da indústria; e, por fim, promover a convergência de competências entre os diferentes países, consolidando um ecossistema transnacional robusto e orientado para o desenvolvimento sustentável da energia renovável offshore.
Através da sua participação no SHOREWINNER, a APREN reforça o seu compromisso com o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada e com o avanço da economia azul, contribuindo significativamente para os objetivos da União Europeia em matéria de descarbonização e segurança energética.
As principais ações e resultados previstos do SHOREWINNER incluem a criação de currículos transnacionais e programas de formação contínua (re-skilling) orientados para a força laboral do setor offshore, assegurando a atualização e adequação das competências às necessidades emergentes. Em paralelo, será desenvolvido e lançado um hub digital de e-learning, concebido como uma plataforma central de colaboração no seio da Comunidade de Prática, que disponibilizará recursos de aprendizagem, fomentará oportunidades de networking, facilitará a partilha de boas práticas e impulsionará o empreendedorismo e a cooperação entre pequenas e médias empresas (PMEs).
Através da cooperação transnacional, o SHOREWINNER procurará mapear necessidades de qualificações, desenvolver programas de formação especializados, promover a mobilidade de profissionais e incentivar a transferência de conhecimento entre parceiros industriais, académicos e institucionais.
Desta forma, o projeto contribuirá não apenas para a criação de uma força de trabalho qualificada, mas também para reforçar a competitividade e sustentabilidade da economia azul nos países do mediterrâneo, apoiando os objetivos da União Europeia em matéria de transição energética, neutralidade carbónica e segurança energética.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal