A LG Electronics, em parceria com algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, está a apostar na conceção de inovações em aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC). Através de um sólido programa de I&D, a LG e estas instituições estão a desenvolver tecnologias avançadas que contribuem para uma maior eficiência e sustentabilidade, apoiando a visão da empresa para uma Better Life for All.
Um dos destaques do compromisso da LG com a investigação em bombas de calor é o Global Heat Pump Consortium, que integra vários polos regionais, incluindo o European Consortium for Advanced Heat Pump Research (ECAHR). Fundado em junho de 2024, o ECAHR publicou recentemente uma investigação sobre a Bomba de Calor Air-to-Air (AAHP) da LG. O estudo, realizado na Noruega, centrou-se em testes em condições reais que demonstraram a elevada eficiência da AAHP da LG. Os resultados sugerem que este sistema, baseado em R32, pode consumir até menos 90% de energia e reduzir as emissões de carbono em cerca de 99% quando comparado com caldeiras convencionais a gasóleo.
O estudo foi publicado na edição do mês passado do REHVA Journal, uma das principais publicações europeias na área do AVAC. Esta investigação conjunta entre a LG e o seu parceiro académico nórdico, a Oslo Metropolitan University, confirma a performance e o potencial económico da AAHP da LG, concebida para os climas frios do norte da Europa. Com base nestes resultados, a LG planeia lançar ainda este ano um novo produto AAHP direcionado para os mercados desta região.
Para além de desenvolver tecnologias de próxima geração para produtos AVAC avançados, a LG está a colaborar com universidades de topo para resolver diferentes desafios dos clientes. Por exemplo, a empresa tem vindo a realizar investigação com a Universidade Yonsei, da Coreia do Sul, sobre métodos para eliminar alergénios comuns em espaços interiores. O trabalho demonstrou que a aplicação de dióxido de titânio fotocatalisador reduz a presença de diversos inalantes no ar associados a reações alérgicas. A LG vai prosseguir com estudos mais detalhados, com o objetivo de desenvolver um sistema de tratamento do ar capaz de captar e remover eficazmente diferentes tipos de alergénios interiores.
Além disso, a LG e a Tianjin University da China investigaram em conjunto o desempenho a longo prazo dos purificadores de ar em lares chineses típicos, especialmente em cozinhas onde a confeção com óleos é frequente. Ao longo de quase um ano, a equipa de investigação utilizou a análise de dados do ThinQ para avaliar os espaços habitacionais e os padrões de utilização dos clientes.
Os resultados revelaram que a capacidade do filtro para remover partículas em suspensão (PM) diminui acentuadamente em ambientes com elevadas concentrações de fumos de óleo, o que levou a LG a desenvolver tecnologias de filtragem que mantêm a performance em condições exigentes. O estudo também monitorizou alterações no desempenho de remoção de gases nocivos e concluiu que o filtro integrado de poeiras e desodorização da LG funcionou quase duas vezes mais rápido e com o dobro da capacidade em comparação com filtros de desodorização convencionais. Estas melhorias já foram aplicadas aos mais recentes purificadores de ar da LG.
A LG também levou a cabo diversas investigações com a University of Florida sobre como reduzir substâncias nocivas no ar resultantes de incêndios florestais. Uma das descobertas mais relevantes destes estudos está relacionada com a formação de aerossóis orgânicos secundários (SOA)*. Combinando experiências físicas com dados de modelação, a investigação mostra o impacto que diferentes variáveis ambientais têm na formação de SOA. Os resultados foram publicados em prestigiadas revistas científicas, incluindo Atmospheric Chemistry and Physics e Science of the Total Environment.
“Através de uma estreita colaboração com universidades de referência, estamos a evoluir no desenvolvimento de tecnologias que aumentam a eficiência energética e o desempenho dos sistemas AVAC, criando ambientes mais saudáveis e sustentáveis”, afirma Oh Sai-kee, head do LG ES R&D Lab.
* Partículas finas presentes na atmosfera terrestre que podem afetar a saúde humana e a qualidade do ar.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal