Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Consumo de energia elétrica cresce 3,4% em agosto

01/09/2025

Segundo a REN, o consumo de energia elétrica, impulsionado pelas temperaturas acima dos valores normais que se fizeram sentir, cresceu 3,4% em agosto, face ao mês homólogo do ano anterior, ou 2,1% com correção dos efeitos da temperatura e número de dias úteis. No período de janeiro a agosto, o consumo registou uma evolução positiva de 2,5% ou 2,0% com correção da temperatura e dias úteis.

Imagen
Em agosto, as condições meteorológicas registadas conduziram a regimes inferiores aos valores médios, tanto para a produção fotovoltaica como para a eólica, com os índices respetivos a situarem-se em 0,90 e 0,94, abaixo da média histórica de 1. Na produção hidráulica, embora as afluências tenham sido superiores ao regime médio, são valores pouco significativos por se tratar do período de verão. No conjunto, a produção renovável abasteceu 54% do consumo, a produção não renovável 17%, enquanto os restantes 29% corresponderam a energia importada.

No período de janeiro a agosto, o índice de produtibilidade hidroelétrica registou 1,40, o de produtibilidade eólica 0,99 e o de produtibilidade solar 0,89. No mesmo período a produção renovável forneceu 71% do consumo, repartidos pela hidroelétrica com 30%, eólica com 24%, fotovoltaica com 12% e biomassa com 5%. A produção a gás natural abasteceu 14% do consumo enquanto os restantes 15% corresponderam ao saldo importador.

No mercado de gás natural, mantém-se a tendência positiva com a maior utilização este ano das centrais termoelétricas. Em agosto o consumo total registou uma variação homóloga de 17%, apesar da quebra de 13% no segmento convencional.

O abastecimento nacional manteve-se quase integralmente a partir do terminal de GNL de Sines, enquanto a interligação com Espanha registou novamente um saldo exportador, equivalente a cerca de 11% do consumo nacional.

No período de janeiro a agosto, o consumo de gás registou um crescimento homólogo de cerca de 12%, com uma subida de 135% no segmento de produção de energia elétrica e um recuo de 9% no segmento convencional.

REVISTAS

Ordem dos EngenheirosVulcanoVálvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    01/09/2025

  • Newsletter O Instalador

    28/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial