A empresa alemã Bosh investe 7,4 mil milhões de euros na Johnson Controls e passa a contar com mais de 25 mil colaboradores na divisão Home Comfort. Unidade de Aveiro ganha protagonismo como centro de desenvolvimento e produção de bombas de calor para a Europa.
“Toda a indústria de AVAC está em transformação, e o mercado e as tecnologias estão a mudar. A Bosch está a aproveitar sistematicamente estas oportunidades e está agora a subir à Liga dos Campeões no negócio de soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado”, afirma Stefan Hartung, presidente do Conselho de Administração da Bosch. A empresa alemã concluiu a maior aquisição da sua história, comprando o negócio de AVAC residencial e comercial da Johnson Controls por 7,4 mil milhões de euros.
Com a transação oficializada a 31 de julho, a divisão Home Comfort quase duplicou de tamanho, passando para mais de 8 mil milhões de euros em vendas e 25 mil colaboradores distribuídos por 33 fábricas mundiais.
“Agora podemos oferecer aos nossos clientes toda a gama de tecnologias AVAC desde um único fornecedor”, explica Christian Fischer, Christian Fischer, vice-presidente do Conselho de Administração e responsável pelas iniciativas de crescimento estratégico e gestão de portfólio. A aposta justifica-se pelos números: o mercado global de AVAC movimentou mais de 150 mil milhões de euros em 2024, com expectativas de crescimento até 2030.
Com uma equipa renovada liderada por Jan Brockmann, presidente executivo da Home Comfort, a Bposch quer crescer “significativamente mais rápido do que o mercado”, aproveitando a crescente procura por soluções energeticamente eficientes num mundo cada vez mais quente.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal