A 26 de junho, no âmbito do 'Dia Mundial da Refrigeração', a APIRAC – Associação Portuguesa Empresas Sectores Térmico, Energético, Electrónico e do Ambiente realizou o seminário “Normalização na Refrigeração e Climatização 2025”, um dos principais encontros nacionais dedicados à regulamentação, inovação e sustentabilidade nos setores da refrigeração e climatização.
Adeodato Clemente, presidente do ONS-APIRAC, Nuno Roque, diretor-geral da APIRAC e Ruben Martins, departamento técnico da APIRAC
Durante a manhã, foram apresentados temas técnicos como a NP EN ISO 22712:2025, referente às competências do pessoal em sistemas frigoríficos e bombas de calor, pelo Rogério Duarte (IPS) e Oliveira Pereira, e os guias técnicos DNP Guia 5:2016, sobre identificação de tubagens em instalações frigoríficas, por Luís Neto (IPCB), e DNP Guia 10:2024, que aborda a utilização prática de fluidos frigorígenos inflamáveis (grupos A2L, A2 e A3), apresentado por Oliveira Pereira e Ruben Martins (Secretário da CT56).
A mesa redonda 'Cool Skills', moderada por Luís Neto, teve como tema central o Dia Mundial da Refrigeração, com intervenções de Joana Costa (SCM Frigo), Paulo Monteiro (Danfoss Climate Solutions) e Tiago Tenente (Hiperfrio, Lda), além de um representante da Agência para o Clima.
Após o almoço, a tarde iniciou-se com a Comissão CT 185, presidida por Jorge Carvalho (EUROFRED Portugal), que focou a atividade normativa em climatização.
Foram ainda abordados o DNP Guia 9:2024, sobre o processo de comissionamento, por José Vaz Afonso, e a NP EN ISO 52120-1:2025, que trata do desempenho energético dos edifícios com ênfase na automatização e controlo, apresentado por António Vieira (Presidente da Comissão de SACE da APIRAC). Um caso prático sobre comissionamento em Portugal foi apresentado por João Guerreiro e Artur Sousa, ambos da Reunia.
Foi celebrado um protocolo entre a APIRAC e o ASHRAE Portugal Chapter, que incluiu a entrega do prémio para o melhor trabalho académico, entregue por Alfredo Oliveira, presidente da ASHRAE Portugal para 2025/2026.
A última mesa redonda do dia, dedicada ao comissionamento e moderada por Peixeiro Ramos, contou com Marco Correia (Academia ADENE), Pedro Ferreira (Hotel Corinthia), Rodolfo Valentim (TDGI) e João Guerreiro (Reunia).
Nuno Roque, diretor-geral da APIRAC, destacou a importância do setor: “Este seminário é uma oportunidade para reforçar a posição das empresas portuguesas na transição para uma economia mais verde e eficiente. A normalização é um pilar fundamental para garantir qualidade, segurança e inovação na Refrigeração e Climatização, setores essenciais para a qualidade de vida sustentável”.
O evento reforçou a relevância da normalização e da colaboração entre entidades para o desenvolvimento sustentável do setor, alinhado com as comemorações dos 50 anos da APIRAC.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal