Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Dossier Reabilitação Urbana

A Europa, o setor AVAC&R e a Reabilitação Urbana: novo roteiro para a eficiência energética

APIRAC18/07/2025
Sem as melhorias na eficiência energética ao longo dos últimos 20 anos, o consumo de energia da União Europeia (EU) seria hoje cerca de 27 % superior. Apesar das vantagens inegáveis da eficiência energética e dos progressos alcançados, persistem vários desafios. Estes impedem o progresso no sentido do objetivo de eficiência energética para 2030, que consiste em reduzir o consumo final de energia em 11,7 %.
Imagen

O Comissário para a Energia e a Habitação, Dan Jørgensen, renovou o compromisso com a eficiência energética na Conferência Global sobre Eficiência Energética, da Agência Internacional de Energia, realizada em Bruxelas em 13 de junho de 2025, com a adoção do 'Roteiro para a Eficiência Energética'. A Comissão centrará assim o seu trabalho em 10 áreas concretas. Estas são acompanhadas por uma lista de resultados esperados e os principais eventos irão impulsionar as ações em matéria de eficiência energética. A saber.

1. Apoiar e simplificar a implementação

Nos próximos anos, a Comissão irá simplificar a implementação das regras da UE em matéria de eficiência energética — incluindo a Diretiva Eficiência Energética, a Diretiva Desempenho Energético dos Edifícios e a Diretiva Ecodesign e Rotulagem Energética — e apoiar os países da UE com orientações, grupos de trabalho, ações concertadas e ferramentas de simplificação, a fim de garantir uma implementação eficaz e harmonizada.

2. Integrar a eficiência energética na elaboração das políticas energéticas da UE

A Comissão continuará a integrar a eficiência energética em estratégias energéticas mais amplas da UE, como o Pacote Redes e a Estratégia de Eletrificação, para garantir a sua aplicação consistente e sistémica em todos os setores.

3. Reforçar as políticas setoriais específicas e as normas dos produtos

Isto inclui elevar os padrões para edifícios, produtos, centros de dados e aquecimento/refrigeração, atualizando regulamentos, eliminando barreiras e promovendo soluções de alta eficiência.

4. Facilitar o financiamento e o investimento

A Comissão continuará a mobilizar capital público e privado através de coligações, centros nacionais, plataformas de investimento, apoio do Banco Europeu de Investimentos e incentivando a criação de novos instrumentos de investimento para aumentar a eficiência energética.

5. Reforçar a colaboração e a cooperação

A partir do 'Dia da Eficiência Energética', em 20 de maio de 2025, a Comissão passa a promover o diálogo estruturado e acordos entre governos, indústria e atores financeiros para acelerar conjuntamente a implementação da eficiência energética.

6. Criar um mercado negociável de eficiência energética

Conforme anunciado no Plano de Ação para a Energia Acessível, a Comissão irá explorar sistemas como certificados brancos e leilões para recompensar a poupança de energia, atrair investimento e transformar a eficiência numa mercadoria orientada para o mercado.

7. Desenvolver competências para a eficiência energética

A Comissão irá apoiar ativamente os países da UE na redução do défice de competências, nomeadamente através de planos de formação e kits de ferramentas nacionais.

8. Impulsionar o financiamento e as parcerias em matéria de investigação e inovação

Promover a investigação e a inovação em tecnologias de eficiência energética para impulsionar soluções de eficiência energética de última geração em edifícios e na indústria.

9. Promover a cooperação internacional

A Comissão irá aproveitar as parcerias globais para divulgar as melhores práticas em matéria de soluções energeticamente eficientes em setores de grande impacto, como os edifícios e os produtos eficientes.

10. Aumentar a sensibilização para a eficiência energética

A eficiência energética é um quadro político que se traduz em medidas e ações tangíveis e significativas a todos os níveis da governação. Para que os cidadãos e as empresas possam colher todos os seus benefícios, precisam de estar bem informados sobre os direitos e obrigações existentes.

REVISTAS

Válvulas Arco, S.L.Ordem dos Engenheiros

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    14/07/2025

  • Newsletter O Instalador

    07/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial