Com o objetivo de apostar no potencial solar da região do Algarve e num sistema energético mais sustentável e centrado no cidadão, o Projeto Âncora – UPAC Victoria - conta com 1.008 painéis solares numa área de 1.924 m². No primeiro ano de operação, estima-se uma produção de 713,4 MWh, evitando cerca de 120,57 toneladas de emissões de CO2 – o equivalente a plantar mais de 700 árvores.
Através de instalações partilhadas, os membros da comunidade produzem parte ou a totalidade da eletricidade que consomem, podendo inclusive gerar excedentes. Este modelo representa um avanço face ao autoconsumo individual, promovendo ganhos económicos e ambientais significativos.
A Comunidade Solar de Vilamoura (CSV) reforça o compromisso com um estilo de vida sustentável, contribuindo para a descarbonização e redução das emissões de CO2 na região. Este projeto está alinhado com as diretrizes nacionais e europeias que visam responder à necessidade urgente de descarbonização das economias.
Além da vertente energética, o projeto integra uma componente social, ao associar-se à empresa regional LUZSIMPLES, que promove o emprego local e boas práticas no setor da energia.
A comunidade solar faz parte da estratégia ambiental global de Vilamoura, que inclui sistemas avançados de tratamento de águas residuais, com planos para a ETAR fornecer água não potável para irrigação, até 2026; implementação de Certificações AQUA+ para todos os novos desenvolvimentos residenciais e turísticos; adesão a padrões internacionais de construção sustentável, incluindo BREEAM, LEED, e Lider A; e uso extensivo de espécies de plantas nativas de baixa procura de água na paisagem.
A Comunidade Solar de Vilamoura, já em funcionamento, reduzirá significativamente a dependência da comunidade local, de fontes de energia convencionais, estabelecendo um novo padrão para o desenvolvimento sustentável de resorts e de um estilo de vida exclusivo e único em Portugal.
Mais informações: Comunidade Solar de Vilamoura
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal