Este é um guia essencial para reduzir custos, aumentar o conforto e tornar a casa mais eficiente e sustentável. Saiba onde pedir, quanto custa e quando o deve solicitar.
É o documento oficial que avalia o desempenho energético de um imóvel numa escala F (pouco eficiente) a A+ (muito eficiente). Emitido por peritos qualificados, reconhecidos pela ADENE, fornece informações detalhadas sobre o desempenho energético da casa, desde a caracterização das soluções construtivas e dos equipamentos instalados, à previsão de consumos energéticos (para uma utilização padronizada) para aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias.
Apresenta também recomendações para reduzir o consumo e melhorar o conforto da casa, tornando-a mais eficiente, seja através da aplicação de isolamento térmico nas paredes ou cobertura, na instalação de janelas eficientes, na melhoria da ventilação, na escolha de equipamentos mais eficientes ou na promoção de energias renováveis.
1 - Aceda a www.sce.pt e escolha um perito qualificado.
2? - Solicite um orçamento. O custo do certificado varia consoante o tipo de imóvel e a sua localização. Compare preços antes de avançar.
3? - Reúna os documentos necessários, como as plantas do imóvel, caderneta predial e ficha técnica da habitação.
4?- Agende uma visita com o perito qualificado que irá fazer a avaliação do imóvel e emitirá o certificado no portal do SCE da ADENE.
5?- Receba o seu certificado. Este processo demora menos de uma semana.
O valor do registo varia entre os 28 e os 65€ para habitações e entre 135 e 950€para edifícios comerciais, acrescendo o custo do serviço do perito e o IVA.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal