A Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA) divulgou os dados preliminares do mercado de bombas de calor em 14 países europeus, incluindo Portugal, revelando uma queda significativa de 23% nas vendas em 2024.
Os países mais afetados por esta quebra foram a Bélgica (-52%), a Alemanha (-48%) e a Suíça (-41%). A única exceção foi o Reino Unido, onde as vendas cresceram 63% devido aos incentivos do governo britânico.
Em Portugal, o mercado de bombas de calor também registou uma contração, embora menos acentuada do que em alguns dos países mais afetados. A desaceleração do setor foi impulsionada por um abrandamento na procura e pela incerteza em torno dos apoios governamentais. No entanto, a adoção crescente de soluções de climatização sustentáveis no país pode representar um fator positivo para a recuperação nos próximos anos.
Apesar desta tendência negativa a nível europeu, o segundo semestre de 2024 registou uma recuperação parcial, com um decréscimo menos acentuado face ao primeiro semestre do ano, quando as vendas caíram 47% em relação ao mesmo período de 2023.
De acordo com a EHPA, a quebra nas vendas deve-se a vários fatores:
• Alterações nos planos de apoio governamental, que afetaram a confiança dos consumidores;
• O abrandamento da economia e a crise do custo de vida;
• O preço relativamente baixo do gás, influenciado por subsídios estatais.
Os dados do mercado espanhol, não incluídos neste relatório preliminar, serão divulgados na próxima semana pela AFEC – Associação de Fabricantes de Equipamentos de Climatização.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal