Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Dados até final de novembro

Renováveis abastecem 72% do consumo nacional de eletricidade

09/12/2024
O consumo de eletricidade nos primeiros onze meses do ano foi abastecido em 72% por produção renovável.
Imagen
Neste período, a energia hídrica destacou-se, com um índice de produtibilidade de 1,29 (média histórica igual a 1), e abastecendo 29% do consumo total. As eólicas, com um índice de 1,08, abasteceram 27%, enquanto a energia solar, com um índice de 0,94, forneceu 10% da eletricidade consumida.

As centrais a biomassa abasteceram os restantes 6%. A produção a gás natural representou 9% do consumo e o saldo importador foi de 19%.

Recorde-se que, em 2023, a produção renovável abasteceu 61% do consumo de energia elétrica em Portugal, num total de 31,2 TWh, o valor mais elevado de sempre no sistema nacional. Já no mês de novembro, as fontes de energia renovável abasteceram 68% do consumo, enquanto a produção não renovável representou apenas 13%.

O saldo de trocas com o estrangeiro manteve a tendência importadora, representando 19% do consumo. A energia eólica beneficiou de condições favoráveis, com um índice de produtibilidade de 1,09, atingindo o seu valor de produção diária mais elevado de sempre no dia 24 de novembro, com 110,4 GWh.

Por outro lado, as produções hidroelétrica e fotovoltaica tiveram índices de produtibilidade de 0,72 e 0,87, respetivamente.

De janeiro a novembro verificou-se um crescimento de 1,5% no consumo de eletricidade (ou 2,1% com correção da temperatura e dos dias úteis), em relação ao período homólogo. Em novembro, verificou-se uma diminuição homóloga de 1,7%, influenciada por temperaturas acima dos valores normais. Com a correção dos efeitos da temperatura e do número de dias úteis, registou-se um aumento de 0,7% no consumo.

No que diz respeito ao consumo de gás natural, em novembro, e pela primeira vez este ano, o consumo ficou em linha com o mesmo mês do ano anterior.

No segmento do mercado elétrico, registou-se um crescimento de 9% face ao período homólogo, enquanto no segmento convencional, que inclui os restantes clientes, o consumo recuou 2,6%.

No final de novembro, o consumo anual de gás natural atingiu os valores mais baixos desde 2003, registando um recuo de 20%, com uma diminuição de 62% no segmento de produção de energia elétrica e um aumento de 2,7% no segmento convencional. O gás recebido no terminal de Sines teve origem principalmente na Nigéria (53%) e nos EUA (41%).

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    13/01/2025

  • Newsletter O Instalador

    23/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial