O novo campus de data centers de alta tecnologia contará com um sistema de arrefecimento sem água e operações ultra-eficientes, concebidas para responder às necessidades da IA generativa e da computação avançada.
A Merlin Properties e a Edged Energy anunciaram o início da construção do novo campus de data centres, de última geração. com neutralidade carbónica, em Vila Franca de Xira. Este é um marco importante no plano de expansão da Merlin Properties, a promotora e operadora de ativos imobiliários sustentáveis na Península Ibérica, e da Edged Energy, fornecedora global de data centers sustentáveis. A primeira unidade do campus deverá estar operacional em 2027 a que se seguirão novas fases de construção.
“Portugal sempre foi um mercado estratégico para a Merlin, representando uma parte significativa do nosso portefólio, com ativos no valor de cerca de 1,2 mil milhões de euros em escritórios, logística e centros comerciais. A nova classe de ativos, data centres, está a impulsionar o crescimento da empresa e irão colocar Portugal numa posição de destaque. O país beneficia de uma localização privilegiada para comunicações por cabos submarinos, uma rede elétrica robusta e energia renovável, num ambiente que favorece o investimento, promove a inovação e oferece fundamentais económicos altamente atrativos”, afirma Ismael Clemente, diretor executivo e fundador da Merlin Properties.
Localizado a 20 minutos do Parque das Nações, junto à estação ferroviária de Castanheira do Ribatejo, o campus de IA de Lisboa terá cinco data centers de classe mundial, projetados para fornecer 180 MW de potência crítica, utilizando 100% de energia renovável. O campus foi especialmente concebido para preservar os recursos hídricos da região e reduzir ao máximo o consumo de energia. Com uma média de Power Usage Effectiveness (PUE) de 1,15, uma referência na indústria, as instalações serão projetadas para suportar cargas intensivas impulsionadas pela IA que estão a revolucionar o setor de tecnologias de informação, sem qualquer consumo de água para o arrefecimento. A Merlin-Edged tem como objetivo aumentar a capacidade elétrica do complexo, com o objetivo de atingir até 300 MW de potência crítica a longo prazo.
Num período de escassez de água, em que os reservatórios em algumas regiões de Portugal atingiram níveis mínimos, levando a restrições no seu uso e consumo, o campus de Lisboa consegue poupar cerca de 2,7 mil milhões de litros de água por ano em comparação com os data centers convencionais.
“A região oferece uma conectividade de fibra excecional, com 10 cabos submarinos intercontinentais próximos de Lisboa, além de um forte compromisso com a produção de energia renovável e o design sustentável. É uma abordagem que se alinha perfeitamente com os nossos esforços de combate às alterações climáticas através da inovação. Juntos estamos a desenvolver soluções sustentáveis que atendem às necessidades do tech hub da região, ao mesmo tempo que protegemos e preservamos os preciosos recursos naturais locais”, explica Jakob Carnemark, Diretor Executivo da Edged Energy e Fundador da Endeavour.
O campus estará equipado com o sistema de arrefecimento sem água ThermalWorks, projetado especificamente para atender às altas exigências da IA generativa e da computação avançada. O sistema modular é capaz de suportar densidades de até 70 kW por bastidor utilizando arrefecimento a ar, e até 200 kW por bastidor com a integração de arrefecimento líquido plug-and-play. Ao invés de outras soluções de arrefecimento sem água, esta tecnologia é altamente eficiente, permitindo uma redução de 74% no consumo energético em comparação com a média global de PUE de 1.58, conforme reportado pelo Uptime Institute.
As instalações serão equipadas com geradores de nível V alimentados a gás natural, reduzindo as emissões atmosféricas, em comparação com os geradores a diesel tradicionais.
Para além do campus de Lisboa, a Merlin Properties e a Edged desenvolveram uma rede de data centers com operações neutras em carbono em toda a Península Ibérica. Os três primeiros data centers de última geração estão localizados em Barcelona, Madrid e na área metropolitana de Bilbau. A próxima fase de construção do campus Bilbao-Arasur está prevista que se inicie ainda este ano, com o objetivo de atingir até 300 MW de capacidade de TI a longo prazo.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal