Para otimizar a necessidade deste mercado em crescente expansão, a Trane desenvolveu esta gama específica com eficiências de topo e com a menor área de implantação possível.
A Trane como líder de mercado em soluções de arrefecimento e aquecimento tornou-se pioneira no desenvolvimento de tecnologias e equipamentos e serviços específicos para centros de dados, com o lançamento da gama Sintesis GVAF Datacenter Special.
Sendo essencial garantir o arrefecimento num centro de dados, os chillers têm assim um papel fundamental e critico na operação deste tipo de instalações.
O grande desafio destes edifícios passa por garantir o mínimo consumo energético, com a menor área possível.
Para otimizar a necessidade deste mercado em crescente expansão, a Trane desenvolveu esta gama específica com eficiências de topo e com a menor área de implantação possível.
Esta nova versão está equipada com a mais recente tecnologia de compressores de levitação magnética, aliada ao fluido R1234ze que apresenta um impacto ambiental praticamente nulo.
Esta gama tem ainda a possibilidade de oferecer o sistema free-cooling, recomendada para locais com climas de temperatura ambiente mais baixas, em que é possível arrefecer a água apenas com o sistema de ventilação, no limite o chiller irá funcionar como um simples dry-cooler. Este sistema permite otimizar ainda mais a eficiência energética do equipamento e da instalação
A combinação da utilização de compressores de levitação magnética de última geração e a aplicação do fluido R1234ze permitem que o chiller apresente valores de eficiência de topo, com chillers de dimensões relativamente inferiores.
Outra das grandes novidades é o seu mapa de funcionamento. Nesta nova gama, é possível atingir o funcionamento em carga total até 46°C de temperatura ambiente e em carga parcial até 50°C, algo pioneiro em chillers com compressores de levitação magnética. É ainda possível obter temperaturas de saída de água até 25°C, o que é algo único na indústria dos chillers, tendo como principal resultado o aumento da eficiência energética.
A nível elétrico este novo chiller tem a possibilidade da ligação com dupla alimentação elétrica, para ligação à corrente habitual e para ligação à corrente de emergência diretamente no equipamento.
Além das novidades a nível construtivo, o novo chiller GVAF Datacenter Special apresenta melhorias ao nível do controlo e programação, permitindo de série o sistema “rapid-restart”, em que é possível garantir o arranque completo após quebra de energia em menos de 4 segundos.
Tal feito só é possível garantir, com a utilização da última geração de controladores Trane Symbio 800.
O futuro é altamente desafiante para o mercado dos centros de dados e a expetativa a longo prazo é que estes edifícios altamente consumidores de energia possam recuperar o calor dissipado dos equipamentos, disponibilizando-o assim para sistemas ainda mais centralizados como é o caso do “district heating”, quer através de recuperação de calor em chillers condensados a ar, ou através da utilização de chillers condensados a água com a utilização total do calor de condensação. Com este conceito é possível dissipar o mínimo calor para a atmosfera e atingir assim a máxima recuperação de energia.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal