Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
“Vemos a Siber como uma aposta estratégica para podermos obter soluções competitivas em alguns mercados”.

Entrevista com Josep Castellà, diretor geral do Grupo Zehnder Ibérica

03/09/2024
No passado mês de julho, foi anunciado que o Grupo Zehnder tinha adquirido a empresa espanhola de ventilação Siber por cerca de 86 milhões de euros. Falámos com Josep Castellà, diretor-geral do Grupo Zehnder Ibérica, sobre esta aquisição que “permitirá ao Grupo Zehnder Ibérica reforçar a sua posição no setor da ventilação residencial em Espanha e Portugal”.
“A Siber continuará a funcionar como uma empresa independente no seio do grupo Zehnder, mantendo a sua própria estratégia comercial”...
“A Siber continuará a funcionar como uma empresa independente no seio do grupo Zehnder, mantendo a sua própria estratégia comercial”.

Quais foram as principais razões para a decisão de adquirir a Siber e como é que esta aquisição se alinha com a estratégia de crescimento global do Grupo Zehnder?

O Grupo Zehnder tem estado a trabalhar num ambicioso plano de crescimento, especialmente focado na Europa do Sul e de Leste. Para manter a nossa liderança no mercado europeu e aumentar a nossa presença no sul da Europa, a aquisição da Siber representa uma oportunidade significativa. A Siber irá complementar o nosso grupo com uma gama de produtos mais competitiva, contribuindo assim para o nosso crescimento.

Quais são os benefícios estratégicos que vão obter com a integração da Siber na vossa carteira de produtos?

A Siber continuará a funcionar como uma empresa independente dentro do grupo Zehnder, mantendo a sua própria estratégia comercial. Utilizaremos os produtos da carteira da Siber para cobrir nichos de mercado nos países da Europa do Sul e de Leste, onde são procurados produtos mais competitivos.

Que objetivos específicos foram definidos para o primeiro ano após a aquisição?

Em Espanha, o principal objetivo é que ambas as empresas continuem a desenvolver as suas atividades sem afetar os clientes, mantendo a sua satisfação como nossa prioridade. Ao nível da EMEA, especialmente na Europa do Sul e de Leste, o foco está na integração da Siber no grupo e na satisfação de toda a equipa.

Como espera que esta aquisição reforce a posição da Zehnder no mercado de AVAC e como é que o mercado a vai aceitar?

Todas as aquisições apresentam desafios. Vemos a Siber como um movimento estratégico para podermos obter soluções competitivas em alguns mercados. A integração a nível do grupo deve ser cuidadosamente planeada e levará tempo, mas a nível local, ambas as empresas manterão as suas posições atuais. Esperamos que os nossos clientes continuem a trabalhar com as suas marcas habituais. Esta aquisição irá reforçar a Zehnder não só em Espanha, mas também a nível global, expandindo o nosso portfólio em vários países. Em Espanha, esperamos gerar sinergias que beneficiarão ambas as empresas.
“A Siber complementará o nosso grupo com uma gama de produtos mais competitiva, contribuindo assim para o nosso crescimento”...
“A Siber complementará o nosso grupo com uma gama de produtos mais competitiva, contribuindo assim para o nosso crescimento”.

Existem planos para desenvolver novos produtos ou tecnologias como resultado desta aquisição?

Na Zehnder, lançamos anualmente cerca de dez inovações de produtos na área da ventilação, bem como melhorias e evoluções significativas das nossas soluções graças ao nosso Centro de Competências. Continuaremos nesta linha com a Siber, colaborando no desenvolvimento de soluções.

Como é que vão combinar os pontos fortes tecnológicos de ambas as empresas para oferecer melhores soluções aos vossos clientes?

O Grupo Zehnder, com um volume de negócios de quase 450 milhões de euros em soluções de ventilação residencial, investe significativamente na inovação. Com várias fábricas e centros de desenvolvimento em todo o mundo, esperamos que a Siber traga o seu know-how tecnológico para acrescentar às constantes inovações do grupo.

Que medidas estão a ser tomadas para garantir que os atuais clientes da Siber e da Zehnder obtenham benefícios tangíveis com esta aquisição?

Estamos a trabalhar para que o mercado continue na mesma linha, garantindo a continuidade e a confiança dos nossos clientes. Estamos focados em alinhar as nossas operações, criar sinergias e manter a independência e o posicionamento de cada marca, dando sempre prioridade ao cliente.

Esperam que esta aquisição aumente a vossa quota de mercado, não só em Espanha?

A aquisição da Siber já aumentou a quota de mercado e o volume de negócios do grupo em Espanha. O objetivo do grupo é expandir a sua quota de mercado noutros países europeus, oferecendo uma carteira de produtos complementares, o que resultará num aumento significativo da quota de mercado não só em Espanha, mas em toda a Europa.

Por último, que mensagem gostaria de transmitir aos clientes e parceiros da Zehnder e da Siber após esta aquisição?

Para o Grupo Zehnder o cliente é a coisa mais importante. Ouvimos as suas necessidades e tudo continuará a funcionar após esta aquisição. Acreditamos que existem sinergias muito interessantes a nível do grupo e que em Espanha ambas as empresas continuarão a operar sem alterações significativas, sendo o mais competitivas possível e oferecendo o melhor serviço. Os clientes só notarão o profissionalismo e os elevados padrões que caracterizam ambas as empresas.

REVISTAS

Siga-nosChillventaProfei, S.L.VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusExpoSalão, S.A. (DecorHotel)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    16/09/2024

  • Newsletter O Instalador

    09/09/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial