A empresa explica que estes investimentos posicionam a EDP DP como a única empresa com capacidade híbrida no país. Isto porque, lembra a EDP, foi a primeira empresa a instalar projetos híbridos em Espanha e Portugal.
Os três parques híbridos em operação em Espanha são Cruz de Hierro (em Ávila), com uma capacidade conjunta de energia eólica e solar de 28,75 MW; Villacastín (em Segóvia), com 28,2 MW; e Castillo de Garcimuñoz (em Cuenca), com 46,4 MW.
Ao combinar as duas tecnologias, a EDP aumenta a produção de eletricidade destes projetos em até 40%. Este método de produção conjunta cobrirá o equivalente ao consumo médio anual de eletricidade de 45.000 casas espanholas e evitará a libertação de mais de 70.000 toneladas de CO2 na atmosfera todos os anos.
Já em Portugal a empresa tem dois parques de energia híbrida, estando estes localizados na Guarda e em Leiria/Coimbra. O primeiro instalado pela EDP em Portugal foi o primeiro a ser implementado na Península Ibérica e entrou em funcionamento no início de 2023. Já o segundo foi implementado este ano. Em conjunto, contribuem com mais de 63 MW de potência. Combinando todos os projetos híbridos da EDP na Península Ibérica, estão em operação ativos com mais de 165 MW de capacidade. A EDP opera também um parque híbrido na Polónia, onde a empresa iniciou atividade em 2008. No total, a empresa opera já 0.3 GW de capacidade instalada híbrida na Europa.
A empresa afirma ainda que vai continuar a desenvolver parques de energia híbrida em Espanha e Portugal e, nos próximos anos, espera ligar mais de 750 MW à rede.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal