De acordo com estudos internacionais recentes, 89% dos ocupantes dos edifícios de serviços acreditam que a QAI afeta diretamente a sua saúde e bem-estar; 62% dos trabalhadores em edifícios de serviços estão dispostos a mudar de trabalho se os seus empregadores não derem prioridade às condições ambientais interiores, e 30% dos ocupantes dos edifícios de serviços com a certificação WELL dizem ter aumentado o seu grau de satisfação.
Estes estudos têm vindo a acentuar a tendência atual para o aumento da qualidade ambiental no interior dos edifícios, sendo prova disso:
• A nova diretiva EPBD de maio de 2024 estabelece o prazo de 29 de maio de 2026 para a instalação da capacidade para a monitorização da qualidade do ambiente interior.
• Esta diretiva estabelece ainda as bases para a implementação do indicador SRI (Smart Readiness Indicator) em que um dos fatores, é a saúde e o bem-estar dos ocupantes em edifícios.
• As certificações LEED e WEEL assumem uma importância cada vez maior no mercado imobiliário dos edifícios de serviços.
• A nova certificação RESET é a primeira orientada para a componente ambiental dos edifícios, baseada na monitorização de parâmetros.
A solução UNO da Delta para a Qualidade do Ar Interior (QAI), é a resposta para esta necessidade, que gestores de edifícios e equipas de manutenção têm pela frente, senão vejamos:
• Permite a monitorização continua e em tempo real, dos dados relativos a sete variáveis importantes para a QAI: Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Carbono (CO2), Partículas Finas em Suspensão (PM2,5) e Partículas em Suspensão (PM10), Formaldeído (HCHO), Ozono (O3), Compostos Orgânicos Voláteis Totais (TVOC), para além da Temperatura, Humidade e Luminância.
• Tem a possibilidade de instalação autónoma com a ligação a aplicações móveis para smarphones, ou ligação a sistemas SACE através dos protocolos BACnet ou Modbus.
• Possibilita o comando direto (autónomo) a sistemas de ventilação ou através de sistemas SACE de modo a manter as condições ambientais dentro dos parâmetros desejados.
Os sistemas relacionados com a QAI são essenciais para atingir a conformidade com o WELL Building Standard.
Os pré-requisitos relacionados a QAI têm um potencial de 18 pontos. Com a monitorização em contínuo dos parâmetros da QAI que o UNO permite, é possível atingir sete desses pontos relativos aos requisitos A01, A03, A05, A06 e A08.
Com a utilização dos sensores Delta UNO podemos impulsionar a certificação de um edifício de prata para ouro ou até platina.
LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é o sistema de Certificação Ambiental de edifícios mais usado no mundo.
A Certificação LEED utiliza um sistema de pontos. O “LEED for Existing Buildings Scorecard” baseia-se num total de 100 pontos distribuídos em 7 categorias.
Um dos eixos de avaliação é a satisfação dos ocupantes e avaliação da QAI, utilizados para determinar a Pontuação de Experiência Humana, que se baseia em três componentes, ponderados da seguinte forma:
• Pontuação de satisfação dos ocupantes (ponderação de 50%)
• Pontuação de CO2 (ponderação de 25%)
• Pontuação de TVOC (ponderação de 25%)
Para a certificação inicial, o projeto deve obter uma Pontuação de Experiência Humana mínima de 40, que é igual a 8 pontos.
Com a utilização dos sensores Delta UNO e a consequente melhoria da qualidade do ar e da satisfação dos ocupantes, um projeto pode ganhar até 20 pontos nesta categoria.
O Standard RESET é o primeiro baseado em sensores e totalmente orientado para o desempenho ambiental dos edifícios. Os RESET Standards são modulares, entre eles está o módulo RESET Air, com especial enfoque na QAI e nas suas profundas implicações para a saúde e o bem-estar.
No módulo RESET Air, os dados devem ser continuamente monitorizados por meio de sensores da qualidade do ar, que medem os seguintes parâmetros:
• Partículas Finas em Suspensão (PM2,5)
• Compostos orgânicos voláteis totais (TVOC)
• Dióxido de carbono (CO2)
• Temperatura
• Humidade relativa
Os sensores Delta UNO são acreditados pela RESET Air, como grau B para todos os 5 parâmetros.
Os sensores Delta UNO são ainda uma ferramenta poderosa para a obtenção das certificações LEED, WELL e RESET. Esta tecnologia avançada, não só ajuda a cumprir com os critérios rigorosos destas certificações, mas também, das diretivas europeias e legislação nacional.
Ao investir nos sensores Delta UNO, gestores dos edifícios, empresas de manutenção, donos de obra, entre outros, garantem o acompanhamento desta tendência sem retorno, de ambientes mais saudáveis e produtivos, refletindo um compromisso com a saúde e o bem-estar de seus ocupantes.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal