Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Rita Gomes finalista dos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024

07/05/2024
Fundadora da Seenergy é a única mulher portuguesa que faz parte da lista de finalistas.
Imagen

Já se sabe o nome dos finalistas dos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024. Na lista consta o nome de Rita Gomes, arquiteta e fundadora da Seenergy – uma startup portuguesa que se dedica à criação de soluções inovadoras, de design exclusivo, que integram sistemas de energia renovável em mobiliário decorativo.

Com sede no Porto a empresa procura desenvolver uma gama de mobiliário, económico e ecológico, com capacidade para fazer o aproveitamento e o armazenamento da energia solar. “A nossa missão passa por criar soluções inovadoras em que possamos aplicar, à escala mundial, as vantagens desta tecnologia solar integrada no mobiliário, contribuindo assim para um futuro mais sustentável e ambientalmente mais responsável”, refere Rita Gomes, que acrescenta que “a tecnologia DSSCs (células solares sensibilizadas por corantes) permite transformar o mobiliário e os objetos domésticos em fontes de energia renováveis, oferecendo uma solução inovadora que ajudará a promover a transição energética da União Europeia (UE) para a utilização de uma energia mais verde”.

No centro do design que desenvolve está um processo de incorporação de células solares sensibilizadas por corantes (DSSCs - sigla do inglês dye-sensitized solar cells) em peças de mobiliário e utensílios domésticos. “Esta fusão entre o design e a tecnologia permite criar produtos esteticamente bonitos que não só enriquecem os espaços habitacionais, mas desempenham, efetivamente, um papel ativo na redução da pegada de carbono”, explica Rita Gomes.

A arquiteta refere que a Seenergy utiliza células solares sensibilizadas por corantes que imitam o processo de fotossíntese nas plantas, convertendo a luz em eletricidade. Ao contrário dos painéis solares comuns, as células solares podem ser utilizadas em ambientes fechados, dado que não precisam de luz solar direta. Uma vez recolhida, a energia é armazenada numa bateria que é integrada nas peças de mobiliário, podendo depois ser utilizada para carregar dispositivos ou acender luzes através de uma entrada USB.

Imagen
Rita Gomes é uma das três finalistas dos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024, na categoria de Mulheres na Energia. O prémio distingue mulheres que lideram projetos e atividades inovadoras que, quando replicadas, podem ajudar a promover a transição para a utilização de fontes de energias mais sustentáveis na Europa. É dada especial atenção ao contributo feminino nesta iniciativa, por forma a impulsionar a integração, em termos de género, e apoiar a igualdade de oportunidades no setor da energia.

As outras finalistas são Françoise Réfabert da França, e ainda Karolina Attspodina da Alemanha. Françoise desenvolveu uma visão inovadora na área do financiamento acessível para renovações ao nível da energia doméstica. Karolina tem a missão de trazer a energia solar para as varandas dos espaços habitacionais, através de kits de bricolage.

Os Prémios Europeus de Energia Sustentável (Prémios EUSEW) distinguem pessoas e projetos que sejam notáveis pela sua inovação e empenho em termos de eficiência energética e energias renováveis. Os nove finalistas foram selecionados por um júri conceituado e de elevado renome, em três categorias: Inovação, Ação de Energia local e Mulheres na Energia. Os finalistas serão agora submetidos a uma votação pública online, que estará aberta até dia 2 de junho, sendo os vencedores anunciados durante a cerimónia de entrega dos Prémios EUSEW, em junho de 2024.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Panasonic: a tua casa poupa. O planeta também.SoliusVulcanoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    20/05/2024

  • Newsletter O Instalador

    13/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial