No entanto a pressão excessiva da água pode ser facilmente regulada através da utilização de válvulas redutoras de pressão no sistema de água doméstico. Como funciona exatamente?
As válvulas redutoras de pressão são normalmente utilizadas na ligação de água doméstica, diretamente a jusante do contador de água e do filtro de água potável. Assim, a água do abastecimento público de água entra a alta pressão no lado de entrada da válvula redutora de pressão e flui para as tubagens de água doméstica à pressão desejada, que é definida pelo técnico. A redução de pressão no interior da válvula baseia-se no princípio da comparação de forças: dependendo das condições de pressão, uma mola fecha ou abre mais ou menos a válvula para reduzir ou manter a pressão de entrada num valor predefinido.
Especialmente quando a pressão da água é elevada ou flutuante faz sentido instalar acessórios para regular e reduzir a pressão da água. Se a pressão média no ponto de consumo for superior a 5 bar, é mesmo obrigatório instalar um redutor de pressão.
Décadas de experiência em tecnologia de água potável reúnem-se no portefólio de produtos Braukmann da Resideo, fornecendo a ligação de água potável certa para uma vasta gama de requisitos e necessidades. Já em 1939, Heinrich Braukmann, como pioneiro neste domínio, solicitou um modelo de utilidade para uma válvula redutora de pressão que tinha concebido. Com base nisto tem havido um desenvolvimento contínuo da carteira de válvulas redutoras de pressão até aos dias de hoje, que começou por fazer parte do Grupo Honeywell e agora faz parte da Resideo. Por exemplo, a válvula Braukmann D06F da Resideo é um produto clássico nas adegas de toda a Europa, com mais de um milhão de instalações. Reduz a pressão da água e mantém-na num valor constante apesar das flutuações, protege a instalação contra danos e permite um funcionamento fiável do sistema, poupando recursos sem reduzir o conforto.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal