A EPAL anunciou ter levado a cabo um investimento de 248.318,26 euros o edifício-sede, em Lisboa. O objetivo foi o de “melhorar o desempenho energético” e “apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores da administração pública”.
Segundo a EPAL o investimento foi alvo de uma candidatura ao aviso POSEUR-03-2019-31 com o nome de “Melhoria do desempenho energético do Edifício da EPAL - Avenida da Liberdade nº18”, enquadrando-se no eixo prioritário de investimento “Apoio à Eficiência Energética, à Gestão Inteligente da Energia e à Utilização das Energias Renováveis nas Infraestruturas Públicas, nomeadamente nos Edifícios Públicos e no Setor da Habitação”.
O projeto foi cofinanciado em 4% por fundos comunitários, nomeadamente o POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e do Portugal2020.
A operação envolveu a implementação de projetos de gestão e racionalização energética contemplando medidas de eficiência energética, ativas e passivas no edifício nº18 da Avenida da Liberdade, nomeadamente:
No final conseguiu-se uma redução no consumo previsto e nas emissões de CO2 acima dos 30%, subindo uma classe energética de C para B-.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal