Os ensaios de estanquidade, ao avaliar a resistência às poeiras, corpos sólidos e à humidade das luminárias, são essenciais para garantir a qualidade e segurança desses dispositivos.
No atual panorama do setor elétrico, as luminárias desempenham um papel fundamental tanto em ambientes internos como externos. Porém, para garantir um funcionamento adequado e duradouro, em alguns casos é necessário garantir a estanquicidade desses equipamentos. Os ensaios de estanquidade, ao avaliar a resistência às poeiras, corpos sólidos e à humidade das luminárias, são essenciais para garantir a qualidade e segurança desses dispositivos.
Quando falamos de luminárias, essa propriedade torna-se crucial devido ao local onde estas serão instaladas, havendo necessidade de desenvolver mecanismos de proteção contra intempéries e outros fatores ambientais.
Os ensaios de estanquicidade em luminárias, segundo as normas EN 60598 e EN 60529, são capazes de determinar o grau de proteção que uma luminária oferece. O resultado desses ensaios é expresso pela sigla “IP” seguida de dois dígitos. O primeiro dígito indica a proteção das pessoas contra os contatos ou aproximação de partes sob tensão e contra os contatos com peças em movimento dentro do involucro e a proteção do equipamento contra a penetração dos corpos sólidos estranhos, enquanto o segundo indica a proteção do equipamento no interior do involucro contra os efeitos nocivos da penetração de água. Os valores variam de 0 a 6 para o primeiro dígito, sendo 0 inexistência do grau de proteção e 6 o nível de proteção mais elevado. No caso da penetração da água os valores variam de 0 a 9 sendo este o mais elevado.
Chuvas intensas.
Os ensaios de entrada de poeira, objetos sólidos e humidade especificados nas Normas das Luminárias não são todos idêntico aos ensaios da Norma IEC 60529 devido às características técnicas das luminárias.
Ao selecionar uma luminária, é imprescindível considerar as necessidades específicas de cada projeto e escolher o nível de estanquidade adequado. Isso não apenas garantirá a durabilidade e o bom funcionamento dos equipamentos, mas também ajudará a evitar custos desnecessários com a sua manutenção e substituição prematura.
Em suma, a importância dos ensaios de estanquidade em luminárias está diretamente relacionada à sua capacidade de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e protegido contra as condições ambientais adversas. É fundamental contar com produtos que tenham sido rigorosamente ensaiados de acordo com a respetivas Normas, oferecendo segurança e tranquilidade aos clientes.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal