Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Lumosa ilumina Estádio Municipal de Lamego

Lumosa20/12/2023

A Lumosa foi contactada pela Câmara Municipal de Lamego com o intuito de apresentar uma solução para a iluminação do Estádio Municipal de Lamego. O Estádio Municipal encontrava-se com uma iluminação de baixa qualidade e não oferecia aos seus munícipes e atletas as condições ideais para a prática desportiva.

Imagen
O Estádio Municipal de Lamego detém um campo de futebol de 11 com relvado natural de medidas de 100mx64m.
Ao realizar o levantamento técnico da infraestrutura desportiva a Lumosa encontrou uma solução de iluminação convencional com 16 projetores de iodetos metálicos, de 2000W, instalados por torre. As torres de iluminação encontravam-se com o elevador de acesso obsoleto, o que impossibilitava a manutenção dos projetores instalados.
Após a levantamento técnico da infraestrutura a Lumosa realizou um estudo luminotécnico apresentando uma solução personalizada tendo em conta as necessidades recolhidas.
A solução apresentada veio a ser escolhida e foi implementada. A nova solução de iluminação incidiu na instalação de 32 luminárias Lumosa CS 860 Pro, de 1720W, 8 luminárias por cada torre de iluminação. Para um resultado uniforme foram instaladas 7 luminárias Lumosa CS 260 Pro, de 430W, na pala da bancada. A instalação da nova solução de iluminação demorou cerca de uma semana e também foram substituídos os elevadores de acesso das torres por escadas.
Com as luminárias LED da Lumosa o Estádio Municipal de Lamego encontra-se agora com uma solução de iluminação de Classe I, de acordo com a Norma Europeia EN 12193:2018, apresentando uma iluminância horizontal média de 541 lux com 0.8 de uniformidade. Esta solução permite jogos oficiais noturnos sem transmissão televisiva.
Imagen
Comparando a solução de iluminação que se encontrava presente na infraestrutura desportiva existe uma redução significativa da potência instalada. Esta passou de 128 kW na instalação convencional original para uma solução LED de apenas 58,05 kW.
Adjunto à instalação das luminárias também foi instalado o sistema de controlo inteligente LumosaTouch que permite controlar toda a iluminação através de uma aplicação web. Esta app permite selecionar diferentes partes do campo a iluminar, definir diferentes intensidades através de smartphone, tablet ou computador com acesso à internet. O uso dinâmico do LumosaTouch permite uma poupança adicional substancial. Para ter ideia será possível adotar uma iluminância média de 200 lux, mais do que suficiente para treinos, com uma poupança de consumo superior a 60%.
A nova solução de iluminação do Estádio Municipal de Lamego oferece a todos os munícipes e atletas as condições ideais para a prática desportiva. Além da qualidade, trata-se de uma solução mais sustentável, de baixa manutenção e de longa duração (30 000 horas de uso).
A Câmara Municipal de Lamego juntamente com a Lumosa caminham juntas para um futuro mais sustentável.

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial