Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Em dezembro, o Encontro Nacional de Limpeza Urbana marca a agenda das cidades

Associação Limpeza Urbana – Parceria para as Cidades + Inteligentes e Sustentáveis21/12/2023
O 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU) acontece de 12 a 14 de dezembro, em Cascais. Oradores nacionais e internacionais vão debater temas incontornáveis para o futuro das cidades e do País.
Foto: João Viegas Guerreiro/ ALU
Foto: João Viegas Guerreiro/ ALU.
A Limpeza Urbana ao serviço das pessoas e dos territórios é o tema do 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), que se realiza nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2023, no Autódromo do Estoril, em Cascais. A promotora do evento, a Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU), apresenta um programa que equilibra visões para o futuro, com casos de sucesso do presente, tecnologias disponíveis, tendências, recursos humanos e participação cívica. O 5.º ENLU conta ainda com uma exposição, com produtos e serviços inovadores.
Ao todo, a Associação estima receber no evento mil participantes que vão poder ouvir 40 oradores e visitar 3500 m2 de exposição. Luís Almeida Capão, presidente da Direção da ALU, baseia-se nas edições anteriores para justificar o otimismo: “Este número de inscritos até é bastante conservador, já que, no ano passado, em Loulé, reunimos mais de 500 pessoas para um evento de dois dias só de conferência. No 3.º ENLU, em Braga, em 2021, ainda com as restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19, juntámos mais de 800 pessoas. Outro dado que nos dá bastante confiança sobre o sucesso deste ano é que, assim que abrimos as inscrições, tivemos uma afluência enorme. Logo nos primeiros dias, tivemos 200 inscrições!”

Bons exemplos internacionais

À imagem dos anos anteriores, o 5.º ENLU põe no mesmo palco diferentes realidades nacionais e casos de estudo internacionais. A cabeça de cartaz do Encontro, que decorre em dezembro, vem diretamente da Ucrânia: Iuliia Markhel fundou a Let's Do It Ukraine, uma ONG dedicada à mobilização de voluntários para ações de limpeza que, mesmo em tempo de guerra, faz campanhas e limpezas de rua. “Quando conhecemos o trabalho da Iuliia Markhel, pensámos imediatamente em trazê-la. Apesar das condições tão adversas na Ucrânia, ela continua a conseguir motivar as pessoas para a melhoria do espaço público na perspetiva da limpeza urbana. O testemunho da Iuliia Markel vai, de certeza, agitar consciências”, declara Luís Almeida Capão.
Uma visão teórica e das mais arrojadas que a ALU apresenta em 2023 é a de Sascha Haselmayer, um “inovador social em série” com obra feita em mais de 40 países e autor do livro The Slow Lane (2021), que propõe uma mudança de ritmo e de processo de planeamento para que as inovações na administração das cidades tenham um efeito duradouro. Esta ideia tem implicações na contratação pública, no envolvimento de pessoas na resolução dos problemas e no progresso social. Vamos também conhecer boas práticas de cidades além-fronteiras e beber da experiência de entidades como a Clean Europe Network, a Zero Waste Cities ou a Nudgd.
Foto: João Viegas Guerreiro/ ALU
Foto: João Viegas Guerreiro/ ALU.

Limpeza Urbana que interessa a todos

Portugal também vai estar em peso no 5.º ENLU. Entre associados e outras entidades convidadas, de juntas de freguesia a câmaras municipais, empresas públicas e privadas, vão subir ao palco intervenientes de norte a sul do país, passando pelas ilhas, para discutir temas quentes como Pressão turística, grandes eventos e multiculturalismo, Vandalismo, segurança e falta de civismo: como resolver? ou Estratégias locais para diminuir o desperdício.
“O programa foi concebido para ser interessante para todos. Um cidadão comum, sem ligação a uma entidade, pode inscrever-se para se inspirar. Um especialista pode entrar no debate com a sua perspetiva, ” afirma o presidente da Direção da ALU. “A Associação Limpeza Urbana tem como obrigação e razão de existir o desenvolvimento do setor em Portugal. É a ouvir os melhores e a ver os principais desenvolvimentos tecnológicos que podemos aumentar a criatividade para resolver as questões que se colocam todos os dias.”
Luís Almeida Capão, Presidente da Associação Limpeza Urbana. Foto: João Viegas Guerreiro/ ALU

Luís Almeida Capão, Presidente da Associação Limpeza Urbana. Foto: João Viegas Guerreiro/ ALU.

Espaço para negócios

Segundo a organização, nos Encontros, criam-se sempre oportunidades de negócio e soluções para os cidadãos, para os municípios e para as empresas. “E nesta edição não será diferente! O espaço expositivo tem já confirmadas empresas de excelência reconhecida no setor. Os stands das marcas são o ponto de partida ideal para conhecer os produtos e os serviços e conhecer os potenciais parceiros.” Na página do evento, estão confirmadas as presenças de Certoma, Contenur, Stihl, Sopinal, Waste to ME, Hidromaster, Solim, Sotkon, Numatic / TENAX, Resopre, Simopeças, Metaliax, Kimu, HSarahTrading, Driveline, Enermeter, Ecoambiente, Olimec, Resitul e Formato Bin, entre outras.
Durante o 5.º ENLU, serão ainda conhecidos os vencedores da primeira edição dos Prémios Cidade+, um reconhecimento que vai distinguir os melhores projetos nacionais nas áreas da limpeza urbana, que vão desde as tecnologias mais inovadoras às políticas de recursos humanos mais completas, concretizados entre 2021 e setembro de 2023.
Nestes três dias, Cascais vai transformar-se no ponto de encontro e de networking dos vários agentes da Limpeza Urbana. O ENLU vai aferir o real impacto da limpeza urbana na criação de territórios mais vibrantes.

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis na plataforma Eventbrite.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial