Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Eaton ajuda hotel a colmatar insuficiência energética

09/11/2023
Abordagem da empresa à eletrificação permitiu que um edifício com 150 quartos transformasse a carência de uma conexão elétrica adequada numa vantagem.
Imagen
Os proprietários de empresas em toda a Europa estão a recorrer cada vez mais à eletricidade para cumprir as metas de redução de carbono, no entanto, enfrentam frequentemente um contratempo inesperado quando é necessário aumentar a capacidade da ligação do seu edifício à rede.

As exigências da eletrificação, combinadas com o envelhecimento das redes elétricas, levam a que muitos operadores de sistemas de distribuição não consigam fornecer aos seus clientes ligações elétricas de maior dimensão, especialmente no caso de edifícios comerciais, industriais e residenciais.

Um novo projeto nos Países Baixos mostra como um empresário transformou a carência de uma conexão elétrica adequada numa vantagem. O proprietário do The Florian Hotel, em Amesterdão, associou-se à Eaton, empresa líder na gestão de energia, para garantir que o seu negócio tinha um aprovisionamento fiável de eletricidade de baixo custo e baixo teor de carbono. Ao implementar a abordagem Buildings as a Grid da Eaton para a transição energética, ultrapassou o contratempo de uma ligação inadequada à rede e transformou um antigo edifício de escritórios perto do aeroporto de Schiphol num moderno hotel que tira o máximo partido das energias renováveis.

Imagen

Utilizando uma matriz solar fotovoltaica de 30 kWp no telhado e um sistema de armazenamento de energia de baterias Eaton xStorage (40 kW de potência e 50 kWh de capacidade), a Eaton desenhou uma estratégia energética para o The Florian que combina a energia solar com a eletricidade disponível na sua ligação à rede. Um sistema de “peak shaving“assegura que a eletricidade das baterias é utilizada quando a procura de energia no hotel é mais elevada, mantendo o consumo total de energia nestas alturas dentro dos limites pré-acordados com o operador do sistema de distribuição economizando dinheiro, também.

A abordagem Building as a Grid é escalável, por isso uma rede expansível de carregadores EV foi instalada no parque de estacionamento do hotel e integrada no sistema de gestão de energia através do software de gestão de energia de edifícios da Eaton (BEMS). Algoritmos avançados dentro do software direcionam a energia disponível para onde é mais precisa, para o carregamento de VEs e outros requisitos elétricos, no hotel, ao mesmo tempo que mantém a bateria xStorage carregada para substituir a energia da rede quando necessário.

O software BEMS analisa as tendências de consumo de energia atuais e passadas do hotel e até monitoriza as previsões meteorológicas para garantir que a energia de baixo custo e baixo teor de carbono dos painéis solares é utilizada ao máximo para reduzir as contas de energia e a pegada de carbono do hotel.

O proprietário do hotel, que prefere ser conhecido simplesmente pelo seu primeiro nome - Tony - está muito satisfeito com o resultado: ”a nossa abordagem Buildings as a Grid no The Florian está a alcançar resultados extraordinários. Em 2022, apesar da subida dos preços da energia, mantivemos o controlo dos nossos custos energéticos e reduzimos as emissões de carbono em mais de 15 toneladas, comparativamente à média de um edifício de dimensão semelhante. Foi crucial que nos mantivéssemos dentro dos limites da nossa ligação à rede, porque se não o tivéssemos conseguido fazer, provavelmente teríamos de fechar”.

Fabrice Roudet, diretor-geral da divisão de transição energética da Eaton na Europa, disse: “a poupança de carbono vai ajudar o The Florian a atingir o seu objetivo de sustentabilidade corporativa de reduzir a sua pegada de carbono para net zero, e nós podemos ajudar empresas semelhantes a fazer o mesmo.”

Em algumas zonas da Europa, nomeadamente na Alemanha, Itália, Países Baixos, Polónia, Dinamarca, Reino Unido e Irlanda, as restrições de acessibilidade à rede já estão a revelar-se um obstáculo significativo à eletrificação, sendo que apenas a Finlândia tem uma rede elétrica verdadeiramente aberta e acessível.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial