Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ADENE participa do “SMARTER4EU – Launching new Taxonomy-aligned Green Homes & Green Mortgages programs in the EU”

14/09/2023
Projeto teve início a 1 de junho e tem como objetivo promover a definição e operacionalização de programas de “hipotecas verdes”.
Fotografia da reunião de arranque do projeto, realizada no dia 19 de junho de 2023, em Bruxelas
Fotografia da reunião de arranque do projeto, realizada no dia 19 de junho de 2023, em Bruxelas

A ADENE anunciou participar no que define como um projeto inovador que promove financiamento “verde”. Trata-se do projeto “SMARTER4EU – Launching new Taxonomy-aligned Green Homes & Green Mortgages programs in the EU” (Programas de financiamento verde alinhados com a nova taxonomia europeia), que teve início a 1 de junho de 2023.

O projeto é financiado no âmbito do programa LIFE da Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency (CINEA) da Comissão Europeia e tem como objetivo promover a definição e operacionalização de programas de “hipotecas verdes” (GHGM – green home and green mortages), ou seja, a consideração de critérios de sustentabilidade na avaliação de edifícios, estabelecendo a sua ligação com o setor financeiro e bancário, e apoiando também os grupos mais vulneráveis no acesso à habitação.

Como explica a ADENE, os programas GHGM visam a avaliação e consequente valorização positiva de edifícios mais sustentáveis, abrindo a possibilidade de atribuição de financiamentos mais atrativos. Neste sentido, o apoio à sua criação representa uma oportunidade para investidores e promotores, através da diferenciação da qualidade e desempenho ambiental dos empreendimentos e projetos, sensibilizando ao mesmo tempo os consumidores para as mais-valias associadas a estas iniciativas. Adicionalmente, as instituições financeiras têm a hipótese de minimizar o risco de incumprimento das hipotecas, uma vez que os consumidores poderão reduzir os custos com energia e água, bem como valorizar o seu património imobiliário, conseguindo, desta forma, oferecer melhores condições de financiamento.

O projeto SMARTER4EU é coordenado pelo Romania Green Building Council (RoGBC) e terá a duração de 24 meses. O SMARTER4EU procurará promover o investimento de mais de 100 mil milhões euros em projetos residenciais na Europa, que devem cumprir ou exceder os parâmetros da definição de “finanças verdes” da Taxonomia Europeia para atividades sustentáveis, bem como enquadrar os critérios do sistema europeu de avaliação LEVEL(s) e standards CEN, de modo a garantir um adequado nível de desempenho ambiental.

A ADENE é um dos parceiros do projeto, sendo a entidade responsável pela implementação nacional desta iniciativa. Entre as suas tarefas destaca-se a adaptação ao contexto português dos materiais e ferramentas já desenvolvidas no âmbito do projeto SMARTER Finance for Families, bem como a sua apresentação aos stakeholders nacionais mais relevantes, nomeadamente entidades do setor financeiro que se queiram associar à iniciativa.

Este projeto procurará, ainda, alargar a implementação do programa em Espanha e na Ucrânia (nomeadamente, colaborando no esforço de reconstrução pós-guerra), assim como estabelecer o Centro de Excelência SMARTER, que pretende congregar informação sobre o programa e as várias iniciativas nacionais, visando potenciar a replicação das mesmas noutros países europeus.

Para mais informação consulte a seção de projetos em https://www.adene.pt/projetos e https://youtu.be/ouLNl-l_b6I.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosSoliusDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial