Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O estado e o futuro da biomassa em Portugal

Bigavac18/10/2023
A biomassa, dado o custo de aquisição da fonte térmica e do combustível, comparativamente com outras soluções, é claramente um solução, eficiente, eficaz e ecológica, e, como tal, um solução de presente e de futuro.
A biomassa e a sua valorização para fins energéticos...
A biomassa e a sua valorização para fins energéticos, são um pilar de extrema importância dos diferentes intervenientes do sector energético nacional pela estabilidade do sistema, contribuindo para a independência energética e para a segurança do abastecimento de energia.
Os sucessivos governos têm defendido a importância da produção de energia a partir da biomassa florestal como forma de reduzir o risco de incêndio.
A produção de energia em grande escala e a produção de pellets de madeira resultam numa utilização cada vez mais significativa dos recursos florestais em Portugal. Nem toda a biomassa florestal pode ser aproveitada para produção de energia devido às diferentes limitações. A viabilidade económica para o seu aproveitamento está diretamente relacionada com as características da própria biomassa.
Em Portugal, como noutros países europeus, a exigência do mercado de pellets tem levado à construção de inúmeras fábricas em todo o país, com um impacto direto na procura de biomassa florestal.

No setor do aquecimento doméstico, a biomassa, lenha e pellets respetivamente, tem tido uma enorme flutuação. Se é verdade que o crepitar da lenha faz parte da nossa cultura, também é verdade que o cliente final quer cada vez mais equipamentos mais eficientes autónomos, seguros e que confiram um elevado conforto habitacional.

A partir do ano 2000, o mercado dos pellets teve um elevado crescimento, dada a comodidade que confere ao utilizador. O impacto que a guerra que estamos a viver teve em termos do custo energético, fez com que houvesse um crescimento dificilmente justificável ao cliente final do custo de pellets, com isso houve um abrandamento da demanda de instalação de novos equipamentos.

Os equipamentos a lenha, para aquecimento local e central, com o aumento do custo dos pellets, tiveram uma elevada procura, nomeadamente os recuperadores de aquecimento central e as salamandras para aquecimento local. A manter-se o preço dos pellets que se pratica ao dia de hoje, a família de pellets vai crescer face a 2022, dado que os produtos de pellets conferem comodidade e conforto aos utilizadores.

Muito se tem falado em relação ao futuro da biomassa em Portugal, mas dado o custo de aquisição da fonte térmica e do combustível, comparativamente com outras soluções, a biomassa, mesmo com as rotinas de limpeza, é claramente um solução, eficiente, eficaz e ecológica, como tal, uma solução de presente e de futuro.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Panasonic: a tua casa poupa. O planeta também.Daikin - Ar CondicionadoSoliusVulcanoSiga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    13/05/2024

  • Newsletter O Instalador

    06/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial