Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Governo apresenta novo Aviso relativo ao “Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis”

20/07/2023
O prazo para apresentação das candidaturas ao incentivo decorre até 31 de outubro de 2023.
Imagen

Foi esta semana lançado o novo Aviso relativo ao “Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis”. O prazo para apresentação das candidaturas ao incentivo decorre até 31 de Outubro de 2023 ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista que é de 30 milhões de euros.

O objetivo é o de reabilitar e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes. Porque isto “potencia o alcance de múltiplos objetivos, designadamente, a melhoria dos níveis de conforto para os seus utilizadores, a melhoria da qualidade do ar interior, o benefício para a saúde, a extensão da vida útil dos edifícios, o aumento da sua resiliência, a redução da fatura e da dependência energética do país, bem como a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE)”.

Segundo informação do documento o Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios e para as referidas metas. Em concreto, pretende -se que as medidas a apoiar possam conduzir, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados.

Face aos resultados obtidos na segunda fase do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis, os principais desafios do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 colocam-se ao nível da diversificação geográfica dos investimentos, da implementação de medidas em edifícios multifamiliares e da implementação de medidas passivas (reabilitação térmica das envolventes opacas e envidraçadas). No Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 implementa-se um sistema de majorações que pretendem responder a estes desafios.

O Programa de incentivos abrange edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como frações autónomas de edifícios multifamiliares licenciados para habitação até 31 de dezembro de 2006, inclusive.

São elegíveis as pessoas singulares proprietárias que residam permanentemente na habitação para as seguintes tipologias de intervenção:

• Tipologia 1) - Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a «A+»;

• Tipologia 2) - Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos;

• Tipologia 3) - Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética «A+» ou superior;

• Tipologia 4) - Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento;

• Tipologia 5) – Intervenções que visem a eficiência hídrica.

 

Pode obter mais informações no website do Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente.

REVISTAS

VulcanoSiga-nosSoliusPanasonic: a tua casa poupa. O planeta também.Daikin - Ar CondicionadoBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    06/05/2024

  • Newsletter O Instalador

    29/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial