Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A edição 2024 realizou-se de 21 a 23 de maio

A Construmat regressa marcada pelo sucesso da participação e pelo desafio da sustentabilidade

José Luis París e Mònica Escolà29/05/2023
A Fira de Barcelona acolheu a 22ª edição da Construmat, de 23 a 25 de maio. Foto: Interempresas
A Fira de Barcelona acolheu a 22ª edição da Construmat, de 23 a 25 de maio. Foto: Interempresas.
A edição deste ano da Construmat contou com a presença de 210 expositores e cerca de 400 marcas representadas no pavilhão 1 do centro de exposições Gran Via, na Fira de Barcelona. Segundo os organizadores, a feira registou mais de 15.000 visitantes, superando as expectativas estabelecidas a priori.
Desde o primeiro dia, o interesse dos visitantes pelas inovações apresentadas pelos expositores no domínio da sustentabilidade já podia ser apreciado. Os profissionais puderam ver as aplicações já disponíveis de novos materiais que reduzem a pegada de carbono ou são capazes de capturar CO2, sistemas de construção mais respeitadores, técnicas de construção industrializadas que reduzem os tempos de execução, bem como numerosos exemplos de digitalização e inovação.

Empresas líderes como a Alsina, Arquima, Celo, Cementos Molins, Cosentino, Evowall, Fischer, Jung, Indalsu, O Feliz, PMP, Grupo Protec, Thermia Barcelona, Roca, Cortisa ou Grupo Saltoki tornaram possível esta edição, que também contou com o apoio das entidades mais representativas do setor, como a ACE, ACFM, ANERR, APCE, Asefave, Cateb, CCOC, CGATE, CNC, COAC, COAM, CSCAE, ou Itec, entre outras.

Desde o primeiro dia, a Construmat registou um bom número de visitantes, com mais de 15.000 visitantes. Foto: Interempresas...
Desde o primeiro dia, a Construmat registou um bom número de visitantes, com mais de 15.000 visitantes. Foto: Interempresas.

Boas perspetivas para a edição de 2024

Em conferência de imprensa, o presidente do certame, Xavier Vilajoana, afirmou que “estamos muito satisfeitos com o acolhimento que o setor voltou a dar à Construmat. Durante os três dias do evento, os stands, as atividades e os corredores estiveram repletos de profissionais que vieram conhecer as novidades em sustentabilidade que já são uma realidade no mercado”.

Segundo a Vilajoana, “esta edição da Construmat era aguardada com muita expectativa e o evento foi um sucesso. A conceção da feira significou um regresso às raízes, às origens da Construmat. A edição deste ano demonstrou que o evento é o espaço de referência para as últimas inovações e uma plataforma de negócios única para o setor da construção em Espanha, o que oferece uma linha de crescimento muito interessante para o sector para as próximas edições”.

As sessões do congresso centraram-se na sustentabilidade, digitalização e industrialização. Foto: Construmat - Fira Barcelona...
As sessões do congresso centraram-se na sustentabilidade, digitalização e industrialização. Foto: Construmat - Fira Barcelona.
Por sua vez, o diretor do certame, Roger Bou, sublinhou que “todas as expectativas foram superadas, quer no número de expositores, quer no número de visitantes, o que demonstra que a nova abordagem da Construmat, com a sustentabilidade como foco principal e com uma gama mais alargada de materiais e sistemas construtivos, é o que o mercado estava a exigir”.

O responsável salienta ainda que a próxima edição terá dois pavilhões, uma vez que partilhará datas e espaço com o IOT Solutions World Congress, um evento global sobre tecnologias disruptivas e transformação digital, que nas duas últimas edições foi realizado em conjunto com a ISE, a feira da indústria audiovisual.

O nosso objetivo", diz Bou, "é reposicionar a Construmat como uma feira de exposição e apresentação de inovações, ao contrário de outros eventos mais focados em congressos. Para 2024, já reservámos 4.000 m2 de espaço de exposição para as empresas que participaram este ano e que manifestaram interesse em voltar a expor".

O objetivo da Construmat é voltar a posicionar-se como uma feira de referência para a exposição de produtos e inovações. Foto: Interempresas...
O objetivo da Construmat é voltar a posicionar-se como uma feira de referência para a exposição de produtos e inovações. Foto: Interempresas.

Conhecimento e formação

Para além do espaço de exposição, o programa de atividades foi muito participado. Neste sentido, as 60 sessões do congresso e a Aula de Formação estiveram cheias todos os dias, assim como a área de construção em madeira, as casas industrializadas e a exposição de máquinas, que despertaram grande interesse por parte dos visitantes.

O congresso dedicou as suas sessões a três grandes áreas: sustentabilidade, digitalização e industrialização.

Quanto ao Job Market Place, organizado pela Barcelona Activa, promoveu entrevistas entre 150 profissionais e uma dezena de empresas para incorporar novos perfis nas suas organizações, enquanto o Talent Day, com um convite a estudantes no último dia, também foi útil para responder à procura de talentos com formação especializada.

A próxima edição do salão realizar-se-á de 21 a 23 de Maio de 2024 no centro de exposições Gran Via da Fira de Barcelona.

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial