Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Entrevista a Francisco Perucho, presidente do comité organizador de C&R 2023

22/05/2023
Francisco Perucho, presidente do comité organizador da Feira Internacional de Climatização e Refrigeração (C&R), afirma que C&R 2023 continua com uma clara orientação para dinamizar o sector AVAC, num momento-chave de recuperação e auge do mercado. Além disso, o também presidente de AFEC, Asociación de Fabricantes de Equipos de Climatización, indica que a feira será o principal ponto de encontro para toda a cadeia de valor desta indústria. Organizada pela IFEMA, a C&R 2023 celebrar-se-á de 14 a 17 de novembro no Recinto Ferial de Madrid.
Imagen

Quais são os principais objetivos a que se propôs o Comité Organizador da Feira Internacional de Climatização e Refrigeração, C&R 2023?

Esta nova edição da C&R, que se celebra em 2023, continua com uma clara orientação para dinamizar o sector AVAC, num momento chave de recuperação e auge do mercado, de maneira a que a reativação mantenha uma tendência positiva a longo prazo. Também procuramos que seja o principal ponto de encontro para toda a representação da cadeia de valor da indústria da climatização e da refrigeração.
Durante a primeira reunião deste comité puseram-se em comum as metas prioritárias para este certame: aumentar a representatividade da sua oferta, promover a participação ativa de profissionais qualificados no canal de distribuição e ordem, assim como expandir o seu alcance internacional.

Como prevê o crescimento do certame em representatividade de oferta?

A feira voltará a impulsionar a galeria de inovação, com incentivos para que as empresas líderes do sector que vão expor na C&R 2023, promovam soluções e tecnologias mais inovadoras, num momento em que a realidade da transição energética marcará as próximas alterações normativas e as faz especialmente necessárias.
Mantemos também a componente multiterritorial da feira, para atrair tanto expositores como visitantes de distintas zonas geográficas, oferecendo oportunidades de colaboração com outras organizações internacionais associativas e feriais, de maneira que o seu alcance seja crescente.
Neste sentido, o perfil das entidades integrantes do comité organizador de C&R 2023 é cada vez mais amplo e diverso, e inclui diferentes áreas de aplicação, tipos de agentes da cadeia de valor, associações europeias, etc.
Por seu lado, as atividades dos workshops dentro da feira, Oficina TAC (Técnicas Aplicadas de Climatização) e Oficina de Refrigeração, atrairão grupos profissionais de técnicos e estudantes, para continuar a difundir o atrativo de um setor que necessita urgentemente de mão de obra qualificada.
O fórum girará em torno dos temas mais quentes do setor, e contará com o apoio dos principais agentes de toda a cadeia de abastecimento, desde componentes e equipamentos, até ao usuário final, passando pela distribuição, prescrição, engenharia, instalação, manutenção, etc.
E, claro, a crescente presença de empresas expositoras, assim como associações, entidades coletivas, meios de comunicação etc., completará o mapa de representatividade da C&R 2023.

Como planeiam potenciar a participação de profissionais qualificados no canal de distribuição e prescrição?

Desde o comité organizador valoram-se iniciativas de comunicação dirigidas a este público objetivo, assim como o planeamento de um programa de sessões de interesse no âmbito das novidades que se vislumbram para finais do ano, quando se celebra a feira. A evolução de certas normativas europeias em relação ao eco-design e o uso de refrigeração em equipamentos e instalações; a necessidade de cumprimento normativo; as próximas exigências de diretivas Europeias sobre eficiência energética dos edifícios; os planos RePowerEU baseados numa rápida implantação de bombas de calor para a descarbonização do aquecimento, a refrigeração e a produção de água quente (sanitária e de processos industriais); a digitalização de processos; a gestão inteligente das instalações térmicas; os desafios da reabilitação energética; etc., darão lugar às temáticas que conformarão as jornadas e as plenárias.
Adicionalmente, facilitar-se-ão encontros através da plataforma Live Connect, que complementarão as reuniões que terão lugar durante os dias da feira. O propósito é o de que estes canais possam experimentar, em primeira mão, soluções e serviços dos expositores, os workshops práticos, assim como disfrutar de um ambiente de networking com alto valor profissional para partilhar as melhores práticas e estabelecer alianças.
Pode-se destacar também a crescente presença institucional nas sessões plenárias, jornadas e mesas debate, assim como em visitas aos expositores e em reuniões com os líderes do setor. Esta interação entre indústria e administrações intensificou-se nas últimas edições da feira permitindo ao canal de distribuição e prescrição formar parte desta rede.

O que aportará o impulso à internacionalização da feira?

Por um lado, um público de expositores e de visitantes maior de outros países implica uma maior diversidade de propostas, o que enriquece a representatividade do certame, a competitividade e a inovação.
Por outro lado, fortalece a imagem de Espanha e do importante papel da climatização e refrigeração para setores essenciais, acentuando o valor da indústria espanhola e a qualidade das suas soluções. Isto, adicionalmente, favorece as relações empresariais internacionais, o que implica maiores oportunidades para empresas exportadoras e importadoras.
Uma feira dinâmica, de qualidade, que cresce em reputação e visibilidade internacional, faz um setor forte e reconhecido a todos os níveis.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial