Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Holosolis lança a maior gigafábrica de energia solar da Europa

18/05/2023
Fábrica, apoiada pela EIT InnoEnergy, estará totalmente operacional a partir de 2027.
Imagen
A Holosolis acaba de anunciar aquela que será a maior gigafábrica de módulos fotovoltaicos da Europa, a ser construída em Moselle, França. Esta é uma empresa fundada pela EIT InnoEnergy, o motor de inovação para a energia sustentável apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, um organismo da União Europeia (UE).

A empresa explica que o objetivo da unidade será o de acelerar a capacidade de produção de energia solar fotovoltaica da Europa e garantir a segurança energética do continente. Isto porque a nova unidade de produção irá ultrapassar em quase 70% a capacidade total da maior fábrica na Europa atualmente.

A fábrica iniciará a produção em 2025 e terá capacidade de produzir até 5 GW por ano, produzindo 10 milhões de módulos fotovoltaicos anualmente, o equivalente às necessidades energéticas de um milhão de casas europeias. A Holosolis está empenhada em apoiar o talento local e irá empregar cerca de 1700 pessoas, a maioria serão recrutadas na região do leste de França.

A empresa refere que a fábrica irá permitir uma maior independência da capacidade de produção solar da Europa – a China é atualmente responsável por 80% dos módulos fotovoltaicos instalados no mundo - em comparação com 3% para a União Europeia.

A Holosolis foi criada por três intervenientes líderes nos seus respetivos mercados. Em primeiro lugar, a EIT InnoEnergy, apoiado pela União Europeia, um dos maiores investidores em tecnologia limpa e energia sustentável. A EIT InnoEnergy integrou o Grupo IDEC, um dos principais intervenientes no sector imobiliário francês, e a TSE, um dos principais produtores de energia solar em França, líder em agrivoltaicos.

Sobre este projeto Diego Pavia, director executivo da EIT InnoEnergy, destacou: “a Holosolis insere-se na dinâmica europeia de re-industrialização do sector fotovoltaico. A consulta internacional realizada pela equipa da Holosolis, que atribuiu o primeiro local de implantação da gigafábrica a Sarreguemines, em França, é uma primeira ilustração desta dimensão. A EIT InnoEnergy orgulha-se de apoiar a Holosolis, que será, sem dúvida, a primeira referência industrial da Aliança Europeia da Indústria Solar Fotovoltaica (ESIA) que estamos a liderar. Com os seus 5GW de produção, a Holosolis contribuirá para mais de 15% do objetivo da ESIA: capacidade anual de 30GW até 2025, somando anualmente 60 biliões de euros ao PIB Europeu e à criação de mais de 400.000 novos empregos (diretos e indiretos).”

Já Jan Jacob Boom-Wichers, director executivo da Holosolis, acrescentou que “iremos fabricar os módulos mais eficientes em termos energéticos, incorporando as mais recentes tecnologias fotovoltaicas, com a menor pegada de carbono e os mais elevados padrões sociais. Os efeitos de escala e a automatização da linha permitirão um custo competitivo que rivalizará com os gigantes globais do sector. Os nossos módulos destinar-se-ão a três mercados principais: coberturas residenciais, coberturas industriais e comerciais e agrivoltaicos”.

A Holosolis é um projeto estratégico para o sucesso do Plano Industrial do Pacto Ecológico da União Europeia. Esta gigafábrica é também uma das iniciativas emblemáticas levadas a cabo no âmbito da Aliança Europeia da Indústria Solar Fotovoltaica (ESIA) para re-industrializar a Europa a um ritmo sustentado. No âmbito do plano REPowerEU, lançado em 2022, a Europa tem por objetivo colocar em linha 600 GW de energia solar até 2030. A Holosolis será um fornecedor deste mercado europeu em expansão.

Após um processo de análise exaustivo, a Holosolis escolheu a França devido ao know-how e à disponibilidade da sua mão-de-obra, à qualidade das suas infraestruturas e à natureza de baixo carbono da energia produzida no país. O local garantido para a gigafábrica estende-se por 50 hectares, oferecendo espaço de expansão à medida que novas tecnologias e capacidade de fabrico forem integradas.

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial