Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Falar de Q-TON é falar de sustentabilidade energética

Lumelco Portugal21/04/2023
Segundo a Lumelco Portugal, o desempenho desta bomba de calor torna-a a solução certa para espaços como hotéis.
Imagen

Prestar atenção ao consumo de água quente para uso doméstico num hotel pode implicar uma poupança económica e energética muito importante ao longo da sua vida útil. Numa sociedade cada vez mais empenhada na poupança de água e na sua utilização eficiente, não podemos esquecer ou minimizar a importância de como aquecer essa água, uma vez que esta despesa representa cerca de um quarto do consumo energético dos hotéis.

A produção de água quente para uso doméstico com rendimentos extraordinários é agora possível graças à tecnologia de bomba de calor CO2. A multinacional japonesa Mitsubishi Heavy Industries posicionou a bomba de calor Q-TON neste mercado e as grandes marcas hoteleiras que optaram por este sistema já estão a ver reconhecidos os seus investimentos em matéria de sustentabilidade e eficiência energética.
O conceito de sustentabilidade energética já está envolvido em cada um dos novos projetos hoteleiros que são realizados, bem como na reabilitação destes. Isto porque a sensibilização para as questões ambientais já está presente no quotidiano das pessoas, mas a realidade é que a importância destes aspetos é tal que todos os Estados da UE são obrigados a incluir a questão dos recursos energéticos na sua política externa.
A sustentabilidade energética engloba conceitos como mitigação de impactos ambientais e segurança energética, entendida como o uso de fontes de energia alternativas em comparação com o uso de fontes convencionais esgotáveis.
Por estas razões, um hotel que é um grande consumidor de energia tem um envolvimento máximo neste contexto. A procura de Água Quente Doméstica, que é um dos grandes itens de um hotel, pode ser um grande custo (económico, ambiental e de segurança) ou, pelo contrário, vê-la como uma poupança de energia. A produção de água quente para uso doméstico a alta temperatura de forma renovável já é possível com a bomba de calor Q-TON C02.

O Q-TON é capaz de produzir água a partir de 60°C e até um máximo de 90°C com um refrigerante ecológico, C02. O índice de aquecimento global [PAG] é 1, enquanto outros gases fluorados convencionais, como o R-410A, é 2088 e o potencial de destruição da camada de ozono do mesmo [ODP] é 0. Com este sistema reduzimos significativamente as emissões de dióxido de carbono para o meio ambiente e devido ao alto desempenho da máquina reduz a conta económica do hotel.

Em relação a esta ideia, chegam certificados e prémios que recompensam os projetos que apoiam estes conceitos. O BREEAM® é um sistema de avaliação da sustentabilidade em projetos de construção que se baseia em diferentes categorias. Os seus objetivos mais notáveis são promover a utilização de materiais de baixo impacto ambiental, melhorar a eficiência energética do edifício ou promover a reutilização e/ou conservação do edifício, entre outros.
O Q-TON é um exemplo claro de como a instalação do mesmo em hotéis favorece este tipo de certificações e reconhecimentos em questões eco-friendly.

REVISTAS

VulcanoSiga-nosSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)ExpoSalão, S.A. (DecorHotel)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    07/10/2024

  • Newsletter O Instalador

    30/09/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial