Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Governo prevê 60 mil milhões de euros de investimento no setor energético até 2030

09/03/2023
Informação foi divulgada por Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática.
Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática
Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática
Durante a audição regimental da Comissão de Ambiente e Energia que decorreu ontem na Assembleia da República, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro referiu que o mecanismo ibérico gerou um benefício de 570 milhões de euros, desde a entrada em vigor até ao final de janeiro, permitindo uma redução do preço de mercado de 43,78 euros por megawatt-hora (MWh).

O ministro lembrou ainda que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em fevereiro, “a inflação nos produtos energéticos foi de 1,96%, sendo a evolução destes preços um dos catalisadores da redução da inflação que se verifica pelo quarto mês consecutivo, ou seja, os preços da energia estão a puxar a inflação para baixo”.

O mecanismo temporário ibérico está em vigor desde junho do ano assado e coloca limites ao preço médio do gás na produção de eletricidade que, no caso de Portugal e Espanha, é de cerca de 60 euros por Megawatt-hora.

No decorrer da sessão Duarte Cordeiro estimou também que o setor energético mobilize, pelo menos, 60 000 milhões de euros de investimento, sobretudo privado, até 2030, de acordo com os planos de transição energética e descarbonização.

O ministro afirmou mesmo que esta é uma avaliação “conservadora”, que se baseia nos objetivos estabelecidos nos planos de transição energética e de descarbonização do setor energético e corresponde, sobretudo, a investimento privado, de empresas nacionais e estrangeiras.

Para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) vai ser necessário aumentar a capacidade eólica em 3,4 gigawatts (GW), “o que representa um investimento entre 4000 e 4500 milhões de euros”. Quanto à energia solar o ministro referiu que será necessário aumentar a capacidade de produção em 6,4 GW, “o que representa um investimento entre 4.300 e 4.700 milhões de euros”.

Quanto ao leilão de 10 GW para eólicas no mar (‘offshore’) - que será lançado depois da discussão pública que está em curso sobre as áreas marítimas onde podem ser instaladas - estima-se que o investimento se cifre entre 30 000 e 40 000 milhões de euros.

Foram ainda contabilizados os investimentos no hidrogénio, cuja Estratégia Nacional prevê um montante entre 7o00 e 9000 milhões de euros em projetos de produção, bem como apoios ao investimento e à produção de 900 milhões, até 2030. A isto janta-se ainda 204 milhões de euros previstos para o corredor ‘verde’ de gasodutos, que vai atravessar a Península Ibérica, até Marselha, França.

Por fim, o ministro referiu investimentos na Rede Nacional de Transporte, com montantes aprovados de 430 milhões de euros, até 2026, e ainda 760 milhões de euros do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que foram destinados a projetos de eficiência energética.

“O valor total destes investimentos que descrevi corresponde a cerca de 25% do PIB [Produto Interno Bruto] atual do nosso país”, referiu Duarte Cordeiro.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial