Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Secretaria Regional publica 1.º Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas

24/02/2023
Alonso Miguel considera o documento como sendo “um instrumento essencial de planeamento das políticas públicas, considerando que a intensificação das alterações climáticas globais coloca uma pressão acrescida em territórios exíguos e vulneráveis como é o caso do Arquipélago dos Açores”.
© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC
© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC
Foi publicado, no Portal da Monitorização, Avaliação Ambiental e Licenciamento, o 1.º Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas (PRAC), bem como do Relatório de Seguimento e Monitorização da Avaliação Ambiental Estratégica do PRAC.

Sobre o mesmo o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, referiu que o documento é “um instrumento essencial de planeamento das políticas públicas, considerando que a intensificação das alterações climáticas globais coloca uma pressão acrescida em territórios exíguos e vulneráveis como é o caso do Arquipélago dos Açores”.

O governante afirmou mesmo que o “Programa foi desenvolvido em conformidade com as políticas, conceitos e diretrizes estabelecidos a nível regional, nacional, internacional (IPCC – Painel Intergovernamental para as Alteração Climáticas), garantindo a compatibilidade com os instrumentos nacionais e comunitários, nomeadamente no que se refere aos instrumentos de gestão territorial, bem como outros estudos e programas aplicados na Região, na altura da sua elaboração”.

Alonso Miguel explicou que “o relatório agora publicado, resultou do processo de avaliação e acompanhamento do PRAC, com periodicidade bienal, com a finalidade de monitorizar o grau de implementação e eficácia das medidas propostas, apoiando a decisão sobre a eventual alteração ou revisão do Programa, por forma a que este se mantenha adequado ao cumprimento dos seus objetivos estratégicos”.

A par disso e “no que concerne ao Relatório de Seguimento e Monitorização da Avaliação Ambiental Estratégica, os resultados demonstram que a maioria dos efeitos ambientais identificados em sede de Relatório Ambiental, para todos os Fatores Críticos para a Decisão, foram reconfirmados, considerando-se que, no âmbito da maioria das medidas concretizadas, foi possível potenciar os principais efeitos positivos previstos e que as ameaças detetadas foram, ou têm capacidade para ser, na sua essência, salvaguardadas e mitigadas”.

O documento apresenta a compilação da informação recolhida das entidades promotoras das diversas medidas contempladas no Programa, nomeadamente de serviços da administração pública regional, do setor empresarial e dos municípios da Região Autónoma dos Açores.

De notar que, até final de 2021, e depois de dois anos de implementação do PRAC, segundo dados disponibilizados pelo governo açoriano, 52%, de um total de 145 medidas preconizadas, já se encontram em implementação, das quais 9% encontram-se totalmente implementadas. Os dados apresentados indicam igualmente que 39% das medidas ainda não se encontram implementadas ou tendo sido implementadas, o processo não foi comunicado à Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

“Este é o primeiro exercício de monitorização referente aos primeiros dois anos após a aprovação do Programa em análise, entende-se que os resultados alcançados são bastante satisfatórios e que deverão consubstanciar-se como motivadores do exigente processo de implementação das medidas em falta. Não obstante, considera-se relevante continuar a apostar num esforço de todas as entidades no sentido de efetivar a implementação das medidas que não foram implementadas até à data. Ainda, atento o hiato temporal decorrido, não se entende que as medidas preconizadas sejam desadequadas, pelo que, por agora, não se compreende necessário proceder à revisão do PRAC”, afirmou o Secretário Regional.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial