Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Janeiro: energias renováveis responsáveis por 88% do consumo

08/02/2023
Números divulgados pela REN indicam que o consumo de energia elétrica registou um crescimento de 4,1% em janeiro, face ao período homólogo, que se reduz ligeiramente para 3,7% com correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis.
Imagen

A REN- Redes Energéticas Nacionais divulgou os números referentes a janeiro do consumo de energia elétrica e a sua origem. Os dados recolhidos indicam que “com condições meteorológicas favoráveis para as tecnologias renováveis, registaram-se índices de produtibilidade elevados, em particular na hídrica com 1,53 (média histórica igual a 1), mas também na fotovoltaica com 1,18 e na eólica com 1,02”. Ou seja, a produção renovável abasteceu 88% do consumo (incluindo o saldo exportador), destacando-se a hídrica com 51%, seguida da eólica com 28%, da biomassa com 5% e fotovoltaica com 4%.

Valores que estabelecem novos máximos históricos nos valores instantâneos injetadas na rede, tanto na produção hídrica como na fotovoltaica, que atinge já pontas diárias da ordem dos 1400 MW. Como explica a REN, no caso da produção hídrica registou-se mesmo o valor mensal mais elevado de sempre. A produção não renovável, através das centrais a gás natural, abasteceu os restantes 12% do consumo (incluindo o saldo exportador). O saldo de trocas com o estrangeiro, exportador, foi equivalente a cerca de 4% do consumo nacional.

No mercado de gás natural, o consumo registou uma contração homóloga de 30%, devido fundamentalmente ao comportamento do segmento de produção de energia elétrica, que caiu 64%, resultado da elevada disponibilidade de energia renovável, ao contrário do que tinha acontecido no mesmo período do ano anterior. No segmento convencional, manteve-se ainda a tendência de redução dos consumos registada ao longo do ano anterior, embora de modo menos acentuando, com uma contração homóloga de 2,1%.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial