Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Seminário ERSE analisou as "Perspetivas para o Desenho do Mercado Elétrico"

01/02/2023
Aquele que foi o primeiro debate público a nível nacional, organizado pela ERSE contou com cerca de 900 participantes.
Imagen
No passado dia 26 de janeiro a ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos realizou o Seminário “Perspetivas para o Desenho do Mercado Elétrico”, onde especialista debateram o futuro desenho do mercado elétrico europeu.

Este foi o primeiro debate público a nível nacional, organizado pela ERSE, sobre a reforma do mercado europeu de eletricidade, tema que a Comissão Europeia submeteu a Consulta Pública até ao dia 13 de fevereiro, e que contou, na sessão de encerramento, com a presença da Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.

Durante o seminário o presidente do Conselho de Administração da ERSE, Pedro Verdelho, destacou a resiliência do mercado retalhista português que, ao contrário de outros mercados europeus, revelou maior firmeza, permitindo que consumidores residenciais e pequenas e médias empresas estivessem menos expostos à volatilidade de preços. “A este nível, Portugal é um bom exemplo e, por isso, não é de estranhar que algumas das medidas agora propostas pela Comissão Europeia tenham sido antecipadas por Portugal”, afirmou.

Uma das ideias que resultaram das intervenções e que reuniu maior consenso é a de que a reforma do desenho do mercado europeu de eletricidade não deve ser uma reforma, mas sim uma evolução do modelo marginalista e que deve dar sinais de preço que permitam o investimento nas energias renováveis de forma a assegurar o processo de transição energética.

Igualmente importante foi a defesa da contratação a longo prazo e do reforço da capacidade de armazenamento, bem como da criação de mercados de serviços de flexibilidade para a operação dinâmica e segura das redes.

A Secretária de Estado da Energia, Ana Fontoura Gouveia, por seu lado, defendeu três eixos centrais no redesenho do mercado: a previsibilidade e estabilidades por via da contratação de longo prazo; a relevância dos mercados de curto-prazo diários e intradiários para o equilíbrio entre a oferta e a procura e para dar sinal preço; a promoção da resiliência do sistema elétrico através de um mix diversificado de produção e do reforço das interligações entre países, tanto na eletricidade como nos gases renováveis.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial