Monitorização Remota TRANE
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Projeto meetMED II lança iniciativa para promover acordos de geminação entre cidades do norte e sul da região da Bacia do Mediterrâneo

20/01/2023
O projeto Mitigation Enabling Energy Transition in the MEDiterranean (meetMED II), financiado pela Comissão Europeia e gerido pela rede MEDENER – Mediterranean Association of National Agencies for Energy Management, em consórcio com o RCREEE – Regional Center for Renewable Energy and Energy Efficiency, lançou recentemente um convite para a apresentação de candidaturas a uma iniciativa para o estabelecimento de acordos de geminação, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de conhecimentos entre cidades da região do Mediterrâneo, fomentando a cooperação local em matéria de eficiência energética nos edifícios. A call é lançada no âmbito de uma atividade liderada pela ADENE, enquanto Agência Nacional para a Energia.
foto

Nesta iniciativa serão estabelecidos seis acordos de geminação envolvendo doze cidades, em que os atores locais das duas margens do Mediterrâneo terão a oportunidade de cooperar. Centradas no sector dos edifícios, as cidades parceiras irão abordar questões como o autoconsumo de energia, a reabilitação urbana e a renovação de edifícios, os projetos inovadores no domínio do nexus água-energia, as medidas passivas para a mitigação das alterações climáticas, para além do envolvimento público e ações de sensibilização.

O diálogo entre as cidades seleccionadas será promovido através de reuniões online regulares, webinars de capacitação, relatórios conjuntos e visitas técnicas bilaterais para incentivar a troca de experiências e a discussão de soluções para problemas comuns, bem como para promover a divulgação de informação e os resultados dos acordos de geminação nas redes de organizações mediterrânicas em matéria de energia e clima.

Pretende-se, assim, criar condições favoráveis para fomentar a cooperação local em eficiência energética nos edifícios, reforçar e estruturar a partilha de informação e experiência, promover boas práticas e a implementação de soluções eficientes em matéria de eficiência energética em edifícios, promover o acesso a formação e aumentar os niveis de capacitação através da participação ativa dos atores locais.

Esta iniciativa insere-se no projeto meetMED II, que irá decorrer até meados de 2024, e irá ajudar as cidades a promover e acelerar as atividades definidas em planos já existentes, como os Planos de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima, reforçar a sua participação no Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, ou implementar soluções locais descritas no relatório “Initiatives and programmes in support of local authorities for energy efficiency and thermal comfort in buildings in Mediterranean area”, publicado em setembro de 2022. Visa ainda apresentar soluções exequíveis e impactantes e contribuir para a capacitação dos stakeholders locais sobre estes temas.

As candidaturas estão abertas até 15 de fevereiro através do preenchimento do formulário online.

Convite para a apresentação de candidaturas completo está disponível aqui.

Panasonic: a tua casa poupa. O planeta também.Instituto de Formaçaõ VulcanoCEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International Conference

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial