Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A harmonização entre os fusos e porcas, isentos de lubrificação, aumenta a duração de vida em 30%

Evolução da rosca trapezoidal: o novo standard da igus tem uma eficiência de 82%

17/01/2023
Mesmo as estruturas testadas e comprovadas podem ser melhoradas. Um exemplo disso, é a rosca trapezoidal clássica que a igus aperfeiçoou. Graças a uma interação geométrica especial entre a porca, que não requer lubrificação ou manutenção, e o fuso em metal, a tecnologia dryspin promete uma longa duração de vida, maior eficiência, baixo desgaste e menos ruído. Os fusos e as porcas dryspin estão agora disponíveis em oito novas dimensões.

As roscas trapezoidais têm sido clássicos da engenharia mecânica há décadas. Estes órgãos das máquinas convertem o movimento rotativo em movimento linear - em aplicações tais como acionamentos de janelas e portas, ajustes de formato em instalações de produção e em sistemas laboratorial. No entanto, quase todos os clássicos podem ser melhorados. “Focamo-nos num standard do mercado, e podemos dizer que é possível fazer ainda melhor”, diz Thorben Hendricks, Chefe da Unidade de Negócio de Acionamentos por fuso da igus. Os especialistas em motion plastics apostam da interação otimizada entre os fusos em metal e as porcas em plástico.

A evolução da rosca trapezoidal: com baixo desgaste e ruído, para além de uma longa duração de vida e uma elevada eficiência...
A evolução da rosca trapezoidal: com baixo desgaste e ruído, para além de uma longa duração de vida e uma elevada eficiência. É o que a igus promete com a sua tecnologia dryspin (Fonte: igus GmbH)

Duração de vida 30% mais longa, 82% de eficiência

Na igus, os fios de rosca são maiores do que os da rosca trapezoidal clássica, tal como a largura do fuso. Esta é uma pequena mudança, mas tem grandes consequências: a ampliação do perfil da rosca resulta na utilização de plástico de elevada performance para a transmissão de energia. Isso significa mais material que é tribologicamente otimizado, ou seja, em relação ao atrito e desgaste. “A assimetria permitiu-nos prolongar a duração de vida de modo a que seja cerca de 30% mais longa do que a das roscas trapezoidais simétricas”, diz Hendricks. A otimização do ângulo do perfil também aumenta a quantidade de energia fornecida que pode ser efetivamente utilizada. O ângulo do perfil da porca e do fuso foi aplanado. Isto dá-nos uma eficiência acima da média - até 82% em passos grandes."

Os fusos funcionam quase sem ruído e com baixa vibração

No entanto, a nova tecnologia dryspin não só é resistente e eficiente, como também é mais silenciosa do que muitas roscas trapezoidais convencionais. Isto deve-se ao facto dos perfis dos dentes não serem angulares, mas sim arredondados, reduzindo a área de contacto entre a porca e o fuso. Isto leva à redução da vibração. Hendricks afirmou ainda que: “Os perfis arredondados dos dentes permitem que os fusos se movam sem vibração e quase silenciosamente. A tolerância de fabrico do fuso é mais apertada do que a especificada na DIN 103 7e, garantindo um funcionamento mais preciso e permitindo velocidades muito mais elevadas nas aplicações”.

Oito novos tamanhos adicionados à gama de fusos e porcas dryspin

A igus começou a estabelecer em 2013 a sua própria tecnologia de fusos e porcas no mercado, inicialmente como uma alternativa aos fusos de passo rápido. Agora existem oito novos tamanhos - a harmonização de fusos e porcas, inclui dimensões com passos pequenos que permitem uma rápida substituição 1:1 de fusos trapezoidais instalados. Os novos fusos estão disponíveis com passos de 6,35x6,35 RH, 8x40 RH, 10x3 LH, 12x25 LH, 14x4 RH, 16x5 RH, 18x4 RH e 20x10 RH. Os fusos são feitos de aço inoxidável ou alumínio; o material da porca pode ser selecionado entre sete plásticos de elevada performance e várias geometrias - desde um desenho cilíndrico, com flange ou facetado, até versões com mola e pré-carga.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial