Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

CEA e Renault Group desenvolvem carregador embarcado bidirecional de alta frequência

17/01/2023
Carregador não só permite reduzir em 30% as perdas de energia e recarregar mais rapidamente a bateria do veículo, como, desde que ligado à rede, permite injetar energia da bateria na rede elétrica.
Imagen
Permitir que um veículo seja também um acumulador e armazenador de energia. Este é o princípio da V2G, ou vehicle-to-grid, uma tecnologia de troca bidirecional que, segundo a Renault, em breve permitirá que os veículos da empresa possam restituir parte da eletricidade armazenada nas baterias para otimizar o funcionamento da rede e, assim, compensar a natureza intermitente das energias renováveis.

Isto porque o CEA e o Renault Group “estão a trabalhar nas futuras gerações destas tecnologias V2G que serão implementadas até ao final da década”. Para já a parceria permitiu o desenvolvimento de nova arquitetura eletrónica de conversor de potência diretamente integrada no carregador do veículo.

Como explica a Renault este conversor de potência*, é o resultado de quase três anos de investigação e é objeto de 11 patentes conjuntas, tendo sido desenvolvido “fazendo apelo a materiais inovadores”. Para além disso “é mais compacto e irá reduzir em 30% as perdas de energia, melhorar o tempo de recarga do veículo e garantir a durabilidade da bateria”. A Renault aponta ainda uma outra vantagem: será bidirecional, armazenando energia da rede elétrica.

A utilização de materiais inovadores, nomeadamente materiais semicondutores de “band-gap” - sejam eles em nitreto de gálio (GaN) ou em carboneto de silício (SiC) – “permite reduzir as perdas de energia em 30% durante a conversão, e diminuindo o aquecimento na mesma proporção facilitando assim o arrefecimento do sistema de conversão”.

Segundo a Renault esta nova arquitetura do conversor oferece uma capacidade de carga até aos 22kW em modo trifásico, o que permite carregar mais rapidamente o veículo e assegura ao mesmo tempo a durabilidade da bateria. Esta arquitetura permite também que o carregador seja bidirecional, pelo que a energia armazenada na bateria pode, por exemplo, ser injetada na rede elétrica ou utilizada para suprir as necessidades energéticas de uma qualquer unidade autónoma desde que esta esteja equipada com um contador bidirecional. Esta solução é compatível com os padrões de compatibilidade eletromagnética (EMC) das redes elétricas e do automóvel.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial